Caças árabes e do Reino Unido irão atuar em conjunto no Qatar na proteção aérea durante a Copa do Mundo
Caças Eurofighter Typhoon do Reino Unido (RAF,sigla em inglês) irão apoiar a Força Aérea do Qatar na defesa aérea para a Copa do Mundo Fifa 2022, que começa no próximo dia 20, no país do Oriente Médio.
Os caças são do esquadrão 12 da RAF e, além de atuar em conjunto na proteção aérea para a Copa, também apoiam a formação dos pilotos árabes nos Eurofighter Typhoon que estão sendo adquiridos pelo país.
Por ser um evento de importância mundial e que atrai milhares de pessoas, entre elas, autoridades, um grande esquema de segurança nacional está sendo preparando pelo Qatar.
Apesar do pequeno território, a força aérea catari é uma das mais importantes da região. Sua frota de caças é composta pelos seguintes modelos: Dassault Rafale, Dassult Mirage 2000, Boeing F-15E Strike Eagle. Além disso, novos aviões serão introduzidos, como o F-15EX e o já citado Eurofighter Typhoon.
Ambos os países realizaram apresentações no começo do mês na capital, Doha. Aeronaves dos Red Arrows, o time de demonstração aérea militar do Reino Unido, junto com a esquadrilha da força aérea do Qatar realizaram apresentações ao público que já está lotando a cidade.
Por André Magalhães
Publicado em 14/11/2022, às 09h40
+lidas