AERO Magazine
Busca

Defesa para a Copa

Catar recebe o primeiro caça Eurofighter Typhoon

Sede da Copa o Catar encomendou 24 unidades do caça Eurofighter Typhoon que eram destinados ao Reino Unido


Caça europeu Eurofighter Typhoon é um dos principais modelos da chamada 4º geração plus - BAE Systems
Caça europeu Eurofighter Typhoon é um dos principais modelos da chamada 4º geração plus - BAE Systems

A Força Aérea do Catar recebeu seu primeiro caça Eurofighter Typhoon ontem (15) durante uma cerimônia especial no Reino Unido.

O evento de entrega ocorreu na instalações da BAE Systems, em Warton, e contou com as presenças do vice-primeiro ministro, Khalid bin Mohammad Al Attiyah, e do comandante da força aérea do Catar major-general Jassim Mohammed Ahmed Al Mannai.

"A entrega do Typhoon é outro marco empolgante para nossa colaboração conjunta Reino Unido-Catar, que verá o compartilhamento de treinamento e experiência entre nossas respectivas forças aéreas e garantirá que ambas as nações permaneçam na vanguarda da capacidade de defesa. Este projeto conjunto destaca o quanto a Grã-Bretanha valoriza suas parcerias no Oriente Médio".

Em 2017, o Catar encomendou 24 unidades do caça europeu. O governo do país árabe tem investido constantemente em defesa, com a compra de diversos caças, incluindo ainda o francês Rafale e o norte-americano F-15QA.

Ao todo, o reino do Catar planeja ter em sua força aérea 24 Eurofighter Typhoon, 36 cacas Rafale e 36 F-15QA (versão mais recente do clássico avião norte-americano).

Outro país árabe que está comprou o Typhoon é o Kuwait, que já recebeu algumas unidades do caça de 4º geração plus (4,5). Os 28 caças irão substituir a frota de 29 unidades dos veteranos Boeing F/A-18 C/D, que estão com 30 anos em serviço.
  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 16/08/2022, às 09h15


Mais Notícias