Sede da Copa o Catar encomendou 24 unidades do caça Eurofighter Typhoon que eram destinados ao Reino Unido
A Força Aérea do Catar recebeu seu primeiro caça Eurofighter Typhoon ontem (15) durante uma cerimônia especial no Reino Unido.
Another milestone in our joint UK-Qatar defence collaboration was reached today, as Defence Secretary @BWallaceMP met with His Excellency @Kbmalattiya to deliver the first Typhoon aircraft to the Qatari Emiri Air Force.👇🇬🇧 🇶🇦 @BAESystemsplcpic.twitter.com/ldSsW8KKza
— Ministry of Defence 🇬🇧 (@DefenceHQ) August 15, 2022
O evento de entrega ocorreu na instalações da BAE Systems, em Warton, e contou com as presenças do vice-primeiro ministro, Khalid bin Mohammad Al Attiyah, e do comandante da força aérea do Catar major-general Jassim Mohammed Ahmed Al Mannai.
"A entrega do Typhoon é outro marco empolgante para nossa colaboração conjunta Reino Unido-Catar, que verá o compartilhamento de treinamento e experiência entre nossas respectivas forças aéreas e garantirá que ambas as nações permaneçam na vanguarda da capacidade de defesa. Este projeto conjunto destaca o quanto a Grã-Bretanha valoriza suas parcerias no Oriente Médio".
Em 2017, o Catar encomendou 24 unidades do caça europeu. O governo do país árabe tem investido constantemente em defesa, com a compra de diversos caças, incluindo ainda o francês Rafale e o norte-americano F-15QA.
Ao todo, o reino do Catar planeja ter em sua força aérea 24 Eurofighter Typhoon, 36 cacas Rafale e 36 F-15QA (versão mais recente do clássico avião norte-americano).
Por André Magalhães
Publicado em 16/08/2022, às 09h15
+lidas