Treinamento teve como propósito a melhor integração entre caças de quarta e quinta geração na Otan
Caças de quarta e quinta geração se enfrentaram em um exercício simulado promovido pelo Comando Aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A iniciativa visa o melhor integração dos modernos caças de quinta geração. O terceiro curso de voo do Programa de Liderança Tática (TLP, na sigla em inglês) ocorreu entre os dias 12 a 30 de setembro.
Entre os participantes estavam as forças aéreas da Bélgica, Dinamarca, França, Espanha e Estados Unidos. Ao todo 24 aeronaves estiveram envolvidas na operação, incluindo o caça de quinta geração F-35 e os modelos de geração quatro F-15E, F-16, F/A-18D, F/A-18E e Eurofighter. Além de um avião de Alerta e Controle Aerotransportado (Awacs, na sigla em inglês).
“A participação do F-35 é fundamental neste curso para obter boas lições aprendidas sobre o processo de integração das plataformas de 4ª e 5ª Geração. O primeiro pilar da Estratégia TLP”, disse Alberto Martínez, coronel e comandante do TLP
O curso mesclou voos entre aeronaves de gerações diferentes, bem como a doutrina de combate da OTAN.
No cenário europeu alguns países estão operando, ou irão receber em breve, caças como o F-35, que exige uma renovação completa do sistema e doutrinas das forças aéreas.
Por André Magalhães
Publicado em 03/10/2022, às 09h04
+lidas