Operação Formosa 2022 também contou com blindados e soldados dos Fuzileiros Navais e do Exército Brasileiro
Caças da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) estiveram reunidos na Operação Formosa 2022, um amplo exercício conduzido pela força naval em Goiás.
O exercício, que aconteceu entre os dias 2 a 10 de agosto, no Campo de Instrução de Formosa, no Goiás, reuniu as aeronaves AF-1 Skyhawk da MB e os A-1 AMX, A-29 Super Tucano, R-99 e C-130 Hercules da FAB, além da presença de helicópteros da aviação naval.
A operação, que acontece desde 1988, tem grande foco no treinamento de meios terrestres, especialmente nas forças dos fuzileiros navais. Este ano, cerca de 3.500 militares das três forças estiveram envolvidas em várias ações durante o exercício.
"Foram empregadas cerca de 160 viaturas e equipamentos diversos, incluindo carros de combate, veículos blindados, carros lagarta anfíbios (CLAnf), aeronaves de asa fixa e rotativa, obuseiros de artilharia e lançadores múltiplos de foguetes (LMF) ASTROS", publicou a Marinha do Brasil em nota.
Na quarta-feira (10), foi realizada uma apresentação operacional com meios aéreos e terrestre para autoridades, incluindo o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o comandante da Marinha, Almir Garnier Santos.
Hoje (10), marcando o término da operação, a demonstração operativa permitiu ao público observar de perto o emprego de aeronaves, carros de combate e blindados; disparos de fogos de artilharia; infiltração de paraquedistas, entre outras atividades.
— Marinha do Brasil (@marmilbr) August 10, 2022
📸: Tenente Edwaldo pic.twitter.com/y0XLMamvj9
Na demonstração as aeronaves realizaram voos à baixa altura e veículos ASTROS realizaram lançamentos de seus respectivos foguetes. Participaram da manobra as viaturas do corpo de fuzileiros navais M-113, Unimog 5000, obuseiros 105 mm; e os veículos do Exército Brasileiro com obuseiros 105mm e LMF Astros
Por André Magalhães
Publicado em 12/08/2022, às 08h40
+lidas