Mais poder ao russo

Caça russo receberá novo motor mais potente e com melhorias aerodinâmicas

Com motores mais eficientes, a força aérea russa amplia poder dos Su-30SM


Caça russo Su-30SM receberá novos motores com melhor desempenho em voo

A Rússia deverá modernizar seus caças Su-30SM com os novos motores Saturn AL-41F-1C, que oferecem maior potência e melhor performance em diversas fases de voo. Entre os destaques do motor está seu controle de empuxo vetorado em dois eixos (vertical e horizontal) e o controle digital similar ao Fadec.

O Saturn AL-41F-1C ainda dispõem de uma nova arquitetura do compressor de baixa pressão e novas laminas da turbina com perfil avançado, que permite melhor aproveitamento térmico.

LEIA TAMBÉM

O motor atualmente está instalado nos Su-35S, considerados caças de geração 4++, a mesma do Gripen NG, que oferecem maior capacidade de combate, sistemas eletrônicos avançados e performance superior em voo.

Os Su-30SM são um dos mais avançados caças russos em operação, contando com elevada manobrabilidade e uma das maiores capacidades de multiemprego de armas na aviação militar. Considerado um caça pesado, o Su-30SM pode ser armado com praticamente todo arsenal de misseis e bombas da força aérea russa, ampliando consideravelmente sua gama de missões.

Os primeiros Su-30SM equipados com os novos motores serão entregues em meados de 2021, segundo o Regimento de Caças do Distrito Militar Ocidental, da força aérea russa.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação

Publicado em 5 de Agosto de 2019 às 16:00


Notícias Irkut Su-30SM Su-35S Sukhoi Gripen NG Saab Saturn AL-41F-1C força aérea russa