AERO Magazine
Busca

Aumento das capacidades

Caça de última geração russo será equipado com míssil hipersônico

Su-57 também receberá um novo motor com maiores capacidades


O primeiro caça Su-57 de série foi incorporado à força aérea russa em 2020 | Foto: Divulgação

O caça furtivo russo Su-57 será equipado com um míssil hipersônico e receberá um novo motor, o anúncio foi feito pelo vice-presidente do conselho da comissão militar-industrial russa (MIC), Andrei Yelchaninov, em entrevista ao site Interfax, nesta sexta-feira (10).

O planejado é que o caça de 5º geração russo receba o armamento hipersônico e o novo motor até o ano 2027.

Não se sabe ao certo qual será o armamento, mas é provável que seja o Kh-47M2 Kinzhal, um míssil já conhecido e testado no interceptador Mig-31 Foxhound. O míssil em questão poderá atingir velocidades entre Mach 7 e Mach 10, o que representa uma superioridade aos sistemas defesa atuais, afirmou o site Defense News.

Ainda de acordo com o site,uma versão semelhante ao Kinzhal seria instalada nas baías internas do caça, garantindo assim uma baixa assinatura radar da aeronave.

Os testes com o motor Saturn Izdeliye 30 devem ser concluídos em 2024, o novo motor tem maior empuxo e maiores capacidades em relação ao atual motor, o AL-41F. Um exemplo é a possibilidade de voos supercruise, ou seja, manter voos supersônicos sem o uso do pós-combustor.

Até o final de 2024, os militares russos deverão receber 22 unidades do Su-57 atualizado. E, até 2028, 76 unidades serão produzidas pela United Aircraft Corporation (UAC), empresa estatal proprietária da Sukhoi.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 11/12/2021, às 10h45 - Atualizado às 11h57


Mais Notícias