AERO Magazine
Busca

Frota reduzida

Caça aggressor F-5N Tiger da Marinha dos EUA sofre acidente

Piloto do caça F-5N ejetou em segurança e foi resgatado pelas equipes de salvamento da Marinha dos EUA


Os F-5N da US Navy são usados como "inimigos" dos F/A-18 Super Hornet durante treinamento - Us Navy
Os F-5N da US Navy são usados como "inimigos" dos F/A-18 Super Hornet durante treinamento - Us Navy

Um caça F-5N Tiger II, da Marinha dos Estados Unidos, caiu na última quinta-feira (31/5), aproximadamente 40 quilômetros de Boca Chica, no sul da Flórida. O piloto conseguiu ejetar e foi resgatado pelas equipes de salvamento.

Um helicóptero MH-60S foi aciando e após o resgate levou o piloto para um hospital em Miami, onde passou por uma completa avaliação médica.

“A segurança e o bem-estar de nosso piloto continuam sendo nossa principal prioridade. A causa do incidente será investigada", publicou no Twitter a base aéreonaval de Key West.

O caça envolvido pertece ao Fighter Squadron Composite (VFC) 111, baseado na Naval Air Station Key West, no extremo sul da Flórida.

A Marinha dos Estados Unidos utiliza os caças F-5N Tiger e F-16 Falcon para treinamento contra os F/A-18 Super Hornet, com os primeiros o papel de aggressors (inimigos), onde são pilotados por experientes instrutores de voo e permitem o aprendizado de complexas técnicas de combate aéreo.

No filme Top Gun Ases Indomáveis, da década de 1980, os aggressors são os famosos A-4 Skyhawk que duelam com os lendários F-14 Tomcat. Outra curiosidade é o uso dos F-5, no papel do MiG-28 do país inimigo. O interessante é notar que a família MiG não conta com nenhum avião com numeral par, apenas a sequência ímpar.

Por André Magalhães
Publicado em 02/06/2023, às 13h00


Mais Notícias