Jato regional da Embraer se destaca no mundo, voando em mais de 50 países
O histórico E195 E2 foi entregue para a suíça Helvetic Airways
A Embraer celebrou hoje a entrega 1.600º E-Jet, confirmando o sucesso do avião brasileiro que entrou em serviço em 2004 e está atualmente na segunda geração. O avião histórico, um E190-E2, foi destinado a suíça Helvetic Airways.
A Helvetic Airways está atualmente em transição da primeira geração de E-Jets para os E-Jets E2. A companhia aérea recebeu o primeiro E190-E2 em outubro de 2019 e desde então adicionou mais quatro unidades como parte de seu programa de renovação de frota.
De acordo com a Embraer, desde o lançamento da família E-Jet, em 1999, companhias aéreas e empresas de leasing de mais de 50 países encomendaram o modelo, que se tornou um referencial no segmento regional.
Além disso, algumas empresas, como a brasileira Azul, utilizam os E190 e E195 em rotas centrais, demonstrando a capacidade de adaptação dos modelos as necessidades de cada mercado. Nos Estados Unidos, o E170 e E175 se tornaram os modelos padrão da maior parte das companhias aéreas regionais, onde ainda hoje possuem ampla liderança no segmento.
“É uma honra como novo Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial entregar esta simbólica aeronave. É um imenso marco para o programa de E-Jets e para a história da companhia”, disse Arjan Meijer.
A Helvetic configurou suas aeronaves com 110 assentos de classe única em rotas domésticas e internacionais. A companhia aérea tem pedidos firmes para doze E190-E2 e direitos de compra para outros doze aviões do mesmo modelo, com direitos de conversão para o E195-E2, elevando o total potencial de pedidos para 24 aeronaves E2.
Um dos protótipos do E170 foi pintado nas cores da também suíça Crossair
Curiosamente um dos primeiros clientes de lançamento da família E-Jet foi a também suíça Crossair, que fazia parte do grupo SAirGroup, que controlava também a Swissair e a Swissport. Inclusive, um dos protótipos do E170 chegou a ser pintado nas cores da Crossair, mas a empresa encerrou suas operações em 2002, antes mesmo de receber seu primeiro E-Jet.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 01/07/2020, às 14h00 - Atualizado às 15h08