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Em evento na Alemanha

Brasil e Europa assinam acordo para certificação de eVTOLs

Anac e Easa trabalharão de forma conjunta para desenvolver meios para a certificação de eVTOLs


Os primeiros voos comerciais com as aeronaves de pouso e decolagem vertical estão previstos para 2026 - Divulgação
Os primeiros voos comerciais com as aeronaves de pouso e decolagem vertical estão previstos para 2026 - Divulgação

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinaram, na última quarta-feira (14), uma Carta de Intenção para cooperação mútua na certificação de aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais, os eVTOLs.

O documento foi assinado durante a Conferência de Segurança da Easa-FAA, em Colônia, na Alemanha, por Tiago Pereira, Diretor-Presidente Interino da Anac, e por Luc Tytgat, Diretor de Estratégia e Gestão de Segurança do regulador europeu.

O acordo ratifica a intenção de ambos os órgãos de trabalharem em estreita colaboração na construção de métodos para a certificação dos e-VTOLs, compartilhando experiências e trabalhando de forma conjunta.

Acordo também no Chile

Na mesma data, a Anac e a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) assinaram um acordo de cooperação técnica que representa o avanço de uma parceria inédita para o fomento da segurança e eficiência de voo. 

acordo Anac e Alta
Foto: Anac/Divulgação.


O objetivo é a troca de conhecimento técnico, de experiências e de informações entre as partes, visando subsidiar a construção de uma Instrução Suplementar que estabeleça regras aplicáveis aos procedimentos de Required Navigation Performance Authorization Required (RNP AR) em operações de decolagem, além da qualificação da equipe do regulador brasileiro para avaliação do atendimento desses critérios pelos operadores aéreos.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 16/06/2023, às 06h35


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