AERO Magazine
Busca

Para obras de uma nova pista

Macaé (RJ) ficará sem voos comerciais por 10 meses

Os voos da Azul Linhas Aéreas de Campinas e do Rio de Janeiro para Macaé foram suspensos no início de junho


A operação offshore, feita por helicópteros, continuará normalmente durante as obras - Rui Porto Filho
A operação offshore, feita por helicópteros, continuará normalmente durante as obras - Rui Porto Filho

O aeroporto de Macaé (MEA), no litoral norte do Rio de Janeiro, ficará sem receber voos comerciais até abril de 2024, por conta da construção de uma nova pista.

pista aeroporto Macaé
Local das obras da nova pista do aeroporto de Macaé - Foto: Macaé Airport/Rui Porto Filho


Desde o início de junho, as operações da Azul Linhas Aéreas foram suspensas, para que as obras pudessem ser executadas. A companhia mantinha ao menos um voo diário para Campinas (VCP), com o ATR 72-600, e para o Rio de Janeiro (SDU), com o Cessna Grand Caravan.

O prazo da concessionária Zurich Airport Brasil, que administra o aeroporto, de acordo com o contrato de concessão, é de dois anos. Porém, a empresa informou que desenvolveu um estudo para otimizar processos no planejamento e execução da obra, e ampliou o investimento na construção, o que vai permitir a liberação da pista atual para operar voos comerciais em tempo recorde.

Além da construção do novo espaço para pousos e decolagens, de 1.410 metros, estão inclusos o desenvolvimento do projeto executivo, a terraplenagem, a drenagem, o tratamento de solos, a pavimentação, a sinalização e o balizamento. O projeto prevê ainda a realização de trabalhos na infraestrutura do local com a construção de taxiways e ampliação do pátio de aeronaves de asa rotativa.

Durante o período, os helicópteros continuarão operando regularmente no trecho que não será afetado pelas intervenções e os aeroportos alternativos aos passageiros serão Cabo Frio (CFB), a 97 km, e Campos dos Goytacazes (CAW), a 108 km. 

Por Marcel Cardoso
Publicado em 15/06/2023, às 16h36


Mais Notícias