Os voos da Azul Linhas Aéreas de Campinas e do Rio de Janeiro para Macaé foram suspensos no início de junho
O aeroporto de Macaé (MEA), no litoral norte do Rio de Janeiro, ficará sem receber voos comerciais até abril de 2024, por conta da construção de uma nova pista.
Desde o início de junho, as operações da Azul Linhas Aéreas foram suspensas, para que as obras pudessem ser executadas. A companhia mantinha ao menos um voo diário para Campinas (VCP), com o ATR 72-600, e para o Rio de Janeiro (SDU), com o Cessna Grand Caravan.
O prazo da concessionária Zurich Airport Brasil, que administra o aeroporto, de acordo com o contrato de concessão, é de dois anos. Porém, a empresa informou que desenvolveu um estudo para otimizar processos no planejamento e execução da obra, e ampliou o investimento na construção, o que vai permitir a liberação da pista atual para operar voos comerciais em tempo recorde.
Além da construção do novo espaço para pousos e decolagens, de 1.410 metros, estão inclusos o desenvolvimento do projeto executivo, a terraplenagem, a drenagem, o tratamento de solos, a pavimentação, a sinalização e o balizamento. O projeto prevê ainda a realização de trabalhos na infraestrutura do local com a construção de taxiways e ampliação do pátio de aeronaves de asa rotativa.
Durante o período, os helicópteros continuarão operando regularmente no trecho que não será afetado pelas intervenções e os aeroportos alternativos aos passageiros serão Cabo Frio (CFB), a 97 km, e Campos dos Goytacazes (CAW), a 108 km.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 15/06/2023, às 16h36
+lidas