A força de bombardeiros dos EUA fazem parte da tríade nuclear do país
Os três bombardeiros estratégicos dos Estados Unidos realizaram um raro exercício em conjunto neste mês de julho, no estado do Alasca.
Os aviões envolvidos, o B-2 Spirit, B-1 Lancer e B-52H Stratofortress, atuaram em diversas operações, como o emprego de combate ágil, ou ACE na sigla em inglês.
Unleashing #Airpower#AnytimeAnywhere!@usairforce#Bomber ops remain in full effect throughout the @INDOPACOM region as #B2 Spirits, #B1 Lancers, & #B52 Stratofortresses from @AFGlobalStrike execute #AgileCombatEmployment ops at JBER, #Alaska. @DeptofDefense@AirmanMagazinepic.twitter.com/aSJvR8502z
— PACAF (@PACAF) July 22, 2023
"Representando a parte aérea da tríade nuclear dos EUA, a força de bombardeiros estratégicos é a parte mais ágil e visível da tríade e está preparada 24 horas por dia, 7 dias por semana para impedir ataques contra os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros", publicou o Comando Estratégico dos EUA.
Este treinamento é o primeiro após a reativação da frota dos furtivos B-2A Spirit, que foi suspensa após uma aeronave realizar um pouso de emergência na base aérea de Whiteman, no estado de Missouri, em dezembro.
A operação também é uma forma de demonstração bélica no cenário geopolítico, principalmente no Indo-Pacífico, região de grandes tensões entre Pequim, Washington, Tóquio e Taipé.
“Aumentar essa capacidade dentro de nossa força de bombardeiros é crucial para garantir que possamos fornecer uma dissuasão confiável e eficaz e responder a qualquer crise em todo o mundo", reforçou o Comando Estratégico.
Por André Magalhães
Publicado em 27/07/2023, às 15h50
+lidas