Frota dos poderosos e caros bombardeiros B-2A está suspensa após incidente
Os bombardeiros B-2A Spirit não irão participar de um tradional sobrevoo no Rose Bowl Game de 2023. A frota teve sua operação suspensa após um dos aviões sofrer um incidente considerado grave, exigindo assim uma complexa investigação.
Os voos no evento serão feitos pelo bombardeiros B-1B Lancer, sediados na base aérea de Ellsworth, no estado da Dakota do Sul. Por ora, uma eventual operação com o B-2 ocorrerá apenas para voos de validação caso seja necessário. Ou em caso de conflito armado com risco de ataque aos Estados Unidos.
No dia 10 de dezembro, um B-2 precisou realizar um pouso de emergência na base aérea de Whiteman, no estado de Missouri. Após o toque na pista foi registrado um incêndio, rapidamente controlado pelos bombeiros da base. Apesar danos no avião, a tripulação saiu sem ferimentos.
Uma ordem foi emitida para a paralisação das operações e o início imediato de uma inspeção completa em toda a frota. A USAF opera cerca de vinte unidades do poderoso e caro bombardeiro, cujo o custo unitário ultrapassa os US$ 2 bilhões (R$ 10,4 bilhões).
O incidente ocorreu poucos dias depois da revelação do B-21 Raider, o futuro bombardeiro dissuasor dos Estados Unidos, que irá substituir justamente o B-2A e o B-1B.
Por André Magalhães
Publicado em 20/12/2022, às 09h50
+lidas