Família 737 e 787 lideram interesse do mercado e 747 se aproxima do fim
A Boeing fechou pelo sexto ano consecutivo na liderança no total de entregas de aeronaves comerciais, registrando a entrega de 763 aviões em 2017. O fabricante também obteve 912 novos pedidos firmes em seu backlog. Os líderes em vendas e entregas continuaram sendo as famílias 737 e 787.
O programa 737 foi responsável por um dos principais marcos do fabricante norte-americano ao longo do ano. A produção da aeronave atingiu o número de 47 aeronaves por mês, o que contribuiu para a marca de 529 entregas, incluindo 74 unidades do novo 737 MAX. Enquanto o 787 Dreamliner fechou o ano com 136 entregas, mantendo em alta o ritmo de produção nas duas unidades da Boeing destinada ao programa.
Ao longo de d2017 a Boeing obteve um total de 912 pedidos realizados por 71 clientes, totalizando US$ 134,8 bilhões, baseado no preço de tabela. O destaque de vendas continua sendo o 787, que obteve quase 100 encomendas ao londo do ano. A nova família 777X ainda continua num ritmo menor de vendas, parte pelos pedidos em larga escala recebido pelo 777-300ER na última década, com grande parte das aeronaves sendo entregues nos últimos meses. Ainda assim, o 777X obteve 60 pedidos firmes.
A Boeing ainda estuda relançar a versão de passageiros do 767-300ER, aproveitando a demanda pelo modelo. Atualmente a linha de produção do 767 está voltada apenas para a versão cargueira e a militar, encomendada pela força aérea dos Estados Unidos. O 747-8 registrou 14 entregas ao longo de 2017, com o cancelamento de duas encomendas. O total de pedidos para o modelo é de apenas 12 aeronaves, o que pode significar o fim da produção ainda em 2018.
O total de pedidos firmes em carteira é de 5.864 aeronave, o que representa cerca de sete anos de produção e é considerado um marco histórico para a Boeing.
Edmundo Ubiratan
Publicado em 10/01/2018, às 15h00 - Atualizado às 15h59
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