AERO Magazine
Busca

Um ano e trinta companhias depois...

Boeing 737 MAX já tem data para voltar a voar pela Ethiopian Airlines

Retomada acontece quase três anos após um acidente fatal envolvendo uma aeronave da companhia


Boeing 737 MAX da Ethiopian Airlines

Empresa aérea africana será uma das últimas do mundo a recolocar o 737 MAX em operação | Foto: Divulgação

A Ethiopian Airlines poderá finalmente voltar a operar voos com o Boeing 737 MAX em primeiro de fevereiro de 2022, quase três anos após o trágico acidente envolvendo uma aeronave (ET-AVJ) da companhia e que causou a interrupção das operações com o modelo por quase 20 meses.

O caso foi considerado extremamente grave dentro do histórico de operação do 737 MAX, que havia sofrido outro acidente faltal poucos meses antes, em condições que pareciam similares naquele momento. O primeiro país a suspender os voos com o 737 MAX foi a China, seguido dos Estados Unidos e da comunidade europeia, para enfim ser proibido de voar em praticamente todo o mundo.

Estamos retornando com o 737 MAX não apenas após a recertificação pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e por outros órgãos reguladores, mas também depois de mais de 30 companhias aéreas em todo o mundo”, explicou Tewolde GebreMariam, CEO da companhia. “(...) Reservamos tempo suficiente para monitorar o trabalho de modificação do projeto e os mais de 20 meses de rigoroso processo de recertificação e garantimos que nossos pilotos, engenheiros, técnicos de aeronaves e tripulação de cabine confiam na segurança da frota”.

Há apenas quatro aeronaves deste modelo na frota da Ethiopian Airlines, todas entregues entre junho e dezembro de 2018 e que estão inoperantes desde março do ano seguinte. A empresa espera receber em 2022 ao menos mais cinco unidades, de um total de vinte encomendadas em 2014.

O Boeing 737 MAX voltou à operação comercial há um ano, com a Gol Linhas Aéreas sendo a primeira companhia aérea no mundo a retomar os voos com o modelo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 27/12/2021, às 09h20 - Atualizado às 15h19


Mais Notícias