AERO Magazine
Busca

Viseira portátil amplia campo de visão dos pilotos

Boeing 737 ganha novo sistema de visão de voo aprimorado

Sistema que utiliza uma viseira portátil amplia campo de visão dos pilotos poderá ser usado nos Boeing 737NG


Câmera multiespectral instalada no Boeing 737 - Divulgação
Câmera multiespectral instalada no Boeing 737 - Divulgação

A AerSale Corporation anunciou anteontem (6), que seu sistema de visão de voo aprimorado (EFVS, na sigla em inglês) para aviões da família Boeing 737 Next Generation (NG) foi aprovado pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

O sistema AerAware desenvolvido com a Universal Avionics, inclui um conjunto de lentes que formam um display em uma viseira portátil que pode ser ajustada a cabeça do piloto, fornecendo um campo ampliado de visão e de dados de navegação combinados.

Diferentemente do head-up display (HUD) convecional fixo, o recurso permite que os pilotos vizualizem imagens em qualquer direção e fornece uma vantagem visual de 50% quando comparado com a visão natural.

As viseiras são alimentadas pela câmera multiespectral EVS-5000 da Universal, instalada no nariz da aeronave.

A FAA emitiu em dezembro passado um certificado de tipo suplementar (STC) que permite instalar a tecnologia nos 737NG, aprimorando as operações e segurança do popular avião de fuselagem estreita, em condições de baixas visibilidade e em aeroportos congestionados.

O recurso será disponibilizado tanto para as companhias aéreas, como para os operadores das aeronaves executivas do programa Boeing Business Jet.

"Estou orgulhoso de nossa equipe e grato aos nossos parceiros e à FAA por seu esforço incansável para concluir um processo de certificação abrangente e robusto e trazer o AerAware para sua fase de comercialização. A proposta para os clientes é convincente, uma vez que a segurança reforçada combinada com a eficiência melhorada reduz os custos operacionais das companhias aéreas, ao mesmo tempo que reduz os estrangulamentos do sistema e promove iniciativas ambientais", disse Nicolas Finazzo, CEO da AirSale.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 08/01/2024, às 17h30


Mais Notícias