As equipes norte-americanas treinam juntas na California e se preparam para a temporada 2023 que começa em março
Os dois esquadrões de demostrações aérea dos Estados Unidos, os Blue Angels, da marinha; e os Thunderbirds, da força aérea, estão realizando uma sequência de treinamentos conjuntos. Os dois time acrobáticos estão na fase de aquecimento para a temporada de Airshows 2023 e até o dia 3 de março vão voar juntos na base aeronaval de El Centro, na Califórnia.
Essa é a quarta vez consecutiva que os dois esquadrões iniciam o ano com um treinamento conjunto, integrando capacidades e compartilhando experiências de voo. Embora os Blue Angels operem com os caças F/A-18 Super Hornet e os Thunderbirds com os F-16, a preparação pré-temporada permite aprimorar o desempenho de ambos.
On this Memorial Day, we honor the heroes who have gone before us. The service members and families who gave the ultimate sacrifice in service to their country. Without them, we would not be where we are today. We thank you for everything you have given and continue to give. pic.twitter.com/jBDsvhZLOL
— Blue Angels (@BlueAngels) May 31, 2021
“Pelo quarto ano consecutivo, temos a oportunidade única de treinar juntos em El Centro, Califórnia, e compartilhar nossa experiência uns com os outros. Ninguém entende melhor o trabalho árduo e a dedicação necessários para executar demonstrações de voo em todo o país como nossos colegas da Força Aérea", disse Alex Armatas, piloto número 1 e comandante dos Blue Angels.
Os Blue Angels têm 64 demonstrações programadas para este ano e os Thunderbirds contam com 62 apresentações na agenda. Ambas equipes vão se encontrar no Naval Base Ventura County Air Show, em março.
Ambos os esquadrões em setembro deverão se apresentar no Canadá em setembro, com os Blue Angels voando no Canadian International Air Show, entre os dias 2 e 4, em Toronto; enquanto os Thunderbirds estarão no Canada Volaria Aeronautics Festival, em Mirabel, nos os dias 9 e 10.
Embora os Blue Angels voem desde 2021 com os F/A-18 Super Hornet, ao longo da história outros icônicos aviões de caça passaram pela equipe, incluindo os F6 Hellcat, F8 Bearcat, F9 Panther, F9 Cougar, A-4 Skyhawk, F-4 Phantom e F/A-18 Hornet.
Já os Thunderbirds operam, desde 2009, com os F-16 Block 52, mas já passaram pelo time os caças F-84 Thunderjet, F-84F Thunderstreak, F-100C Super Sabre, F-4 Phantom II, T-38 Talon e F-16A Fightning Falcon.
Na temporada de 1964 o Thuderbirds adotou o F-105 Thunderchief, que voou por apenas seis apresentações, sendo retirado de serviço após sofrer uma falha estrutural catastrófica, forçando o retorno do F-100.
Os Thuderbirds se apresentaram no Brasil em duas ocasiões: a primeira no início dos anos 1960, com os F-100 Super Sabre, voando no Rio de Janeiro. Já em 1973, quando voavam com o F-4 Phantom II foram uma das atrações do 1º Salão Internacional Aerospacial, que ocorreu em São José dos Campos.
Assim como no Brasil, na Esquadrilha da Fumaça, os pilotos de ambos os times acrobáticos norte-americanos conta com uma carreira consolidada dentro das forças armadas.
A temporada 2023 os Blue Angles terão uma novidade com a estreia da tenente Amanda Lee, a primeira mulher piloto do seleto grupo nos comandos do F/A-18 Super Hornet. Ela voará ao lado da capitã Katie Higgins que está a frente do C-130J Hercules, usado tanto como aeronave de apoio quanto em apresentações, com um voo performático de alto desempenho.
* Colaborou Edmundo Ubiratan
Por André Magalhães
Publicado em 28/02/2023, às 12h00
+lidas