AERO Magazine
Busca

Três meses depois

Azul reativou avião que varou a pista do aeroporto de Salvador

Azul reiniciou voos com o Embraer 195-E2 que ultrapassou os limites da pista auxiliar do aeroporto de Salvador, em maio deste ano


PS-AED no aeroporto de Viracopos, em Campinas - Divulgação
PS-AED no aeroporto de Viracopos, em Campinas - Divulgação

A Azul Linhas Aéreas reiniciou anteontem (20), os voos comerciais com o Embraer 195-E2, matrícula PS-AED, após incidente em Salvador, na Bahia.

Na ocasião, o PS-AED ultrapassou os limites da pista auxiliar (17-35) do aeroporto de Salvador, na madrugada do dia 10 de maio deste ano. Passageiros e tripulantes não sofreram ferimentos e foram retirados em segurança do avião e levados para o terminal.

O E195-E2 cumpria o voo AD4372, entre o aeroporto de Viracopos, em Campinas, e a capital baiana.

Depois de remover a aeronave do local, a Azul deixou o E2 em condições de voo para o traslado até o seu centro de manutenção, em Viracopos, no dia 23 de junho. O trajeto foi realizado com restrições de altitude e de velocidade.

Nas oficinas da transportadora, o jato recebeu todos os reparos necessários, seguido por um voo de testes com cerca de 50 minutos de duração realizado na tarde do último sábado, no interior do estado de São Paulo.

O PS-AED voltou a malha da companhia na manhã do domingo, no voo AD4384 entre Campinas e Rondonópolis, no Mato Grosso.

A Azul possui atualmente em sua frota 17 Embraer 195-E2, com idade média de 2,1 anos. Os jatos estão configurados para até 136 passageiros em classe única.

Cliente de lançamento do E2, a empresa possui compromisso para mais 58 unidades do modelo, totalizando 75 aviões desde a entrega do primeiro exemplar em setembro de 2019.

Segundo dados da Azul, o E195-E2 apresentou redução de 28% no consumo de combustível por assento em relação aos E-Jets da geração anterior.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 22/08/2023, às 01h43


Mais Notícias