Em um ano empresa realizou mais de 4.500 reparos de componentes de toda a frota
Airbus A330 da Azul está entre os aviões que podem ter rodas e freios reparados pela própria Azul
Após investir mais de R$ 10 milhões em sua oficina de rodas e freios, a Azul contabilizou 4.500 reparos de componentes em pouco mais de um ano.
A oficina é considera peça-chave na gestão de frota da Azul, sendo responsável por realizar a manutenção e reparos de rodas e freios de todos os aviões da frota, desde os ATR, até os modelos E-Jet, família A320 até os A330.
Airbus entrega 40 aeronaves em agosto e amplia liderança no setor
O investimento, segundo a Azul, reduziu os prazos de manutenção, assim como os custos, oferecendo maior agilidade nas operações de retorno de itens ao estoque de peças.
A oficina de rodas e freios integra o plano estratégico da Azul de conectar serviços vitais para a operação dos seus aviões,que inclui até mesmo o uso de uma frota de aeronaves dedicada ao transporte de técnicos e componentes para aeronaves distantes de Campinas.
Atualmente a oficina emprega cerca de trinta especialistas,que atuam em duas linhas de atuação: a de revisão parcial, em que é realizada a desmontagem das rodas, limpeza de todas as partes, inspeção visual e dimensional, reparo e montagem das rodas e troca de pneus; e a revisão geral, na qual se inclui também, além de todas essas etapas, a pintura dos semicubos e testes de componentes.
"Isto é um diferencial que temos, pois na maioria das MRO [empresas de manutenção], os reparos são executados externamente ou em áreas distantes da oficina, ocasionando um aumento no tempo total de revisão e a necessidade, muitas vezes, de maior estoque no almoxarifado", destaca Álvaro Garcia, gerente manutenção oficinas da Azul.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 08/09/2021, às 16h00 - Atualizado às 18h19
+lidas