AERO Magazine
Busca

VIP

AW169 faz a sua estreia no mercado corporativo mexicano

Biturbina leve italiano amplia presença na América Latina no segmento de transporte corporativo


Família AW169 mantém posição de destaque na América Latina

A Leonardo confirmou a assinatura de mais um contrato para o AW169 na América Latina, com a venda de uma unidade para o mercado VIP/corporativo do México.

O biturbina intermediário leve AW169 tem ampliado sua presença entre os helicópteros VIP em toda a região. A Leonardo tem trabalhado para manter sua confortável posição na América Latina, onde detém uma série de contratos nos setores corporativos, de óleo e gás, e parapúblico.

O AW169 pode acomodar até dez passageiros em uma cabine que permite uma configuração altamente personalizada, combinando os mais altos padrões de qualidade e conforto, aproveitando o espaço da cabine do modelo.

O modelo ingressa em um mercado onde a Leonardo já conta com outros modelos bem-sucedidos, como o AW109 e AW139. Seguindo o conceito de família, o AW169 se beneficia por obter recursos consolidados e incorporou novos recursos de tecnologia no sistema de rotor, motores, aviônicos, transmissão e sistemas de geração e distribuição de energia elétrica.

O modelo é primeiro da categoria com trem de pouso retrátil elétrico, o que reduz o peso, complexidade e os requisitos de manutenção, além de contar com as opções do trem de pouso fixo ou deslizante.

A aeronave é movida por um motor Pratt & Whitney PW210A, e conta ainda com uma unidade de potência auxiliar (APU), garantindo a continuidade do funcionamento do sistemas gerais, incluindo ar-condicionado, rádios e demais componentes elétricos quando o motor está parado. A suíte eletrônica do AW169 apresenta displays de grande dimensão e tecnologia sensível ao toque, com apresentação de elementos gráficos 3D aprimorados.

Desde sua certificação em 2015, aproximadamente 240 helicópteros da família AW169s foram encomendados por clientes em todo o mundo, atuando em diversos tipos de missão, incluindo transporte corporativo, EMS/SAR, parapúblico, combate a incêndios, serviços públicos, treinamento e missões militares.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 14/01/2021, às 15h00


Mais Notícias