Ação que teve avião destruído faz parte da Operação Yanomami, que visa ao combate à presença ilegal de garimpeiros em terras indígenas
Uma aeronave utilizada no transporte ilegal de garimpeiros e escoamento de minérios na terra indígena Yanomami foi destruída, nesta madrugada, por agentes do IBAMA e da Polícia Rodoviária Federal, que receberam apoio de um helicóptero da Força Aérea Brasileira.
Um helicóptero H-36 localizou o avião em uma pista de pouso clandestina, localizada a aproximadamente 100 quilômetros de Boa Vista, em Roraima. Os militares utilizaram óculos de visão noturna (NVG, na sigla em inglês) para facilitar a localização e identificação em meio a mata.
"A destruição da aeronave dá continuidade às ações de combate ao tráfego aéreo ilegal. Os corredores aéreos nas terras indígenas Yanomami foram desativados no dia 06 de abril para impedir o tráfego de aeronaves não autorizadas na área", disse em nota a FAB
Este foi o segundo caso recente envolvendo a destruição de uma aeronave por meio de incêncio controlado. Desde o começo do ano, ocorre a Operação Yanomami, que além do combate ao garimpo ilegal, presta apoio humanitário aos indígenas da região.
A destruição do avião ocorreu pela dificuldade e elevado custo de remoção. A operação para apreender aeronaves utilizadas por garimpeiros e narcotraficantes é onerosa e de alto risco, em especial pela precariedade das aeronaves. Mas a maior parte dos casos dos aviões envolvidos em operações ilegais conta com péssimas condições de manutenção.
Por André Magalhães
Publicado em 13/04/2023, às 09h55
+lidas