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Incidente no interior de São Paulo

Avião da Latam quase pousou no aeroporto errado

Incidente com um Airbus A320-200 da Latam ocorreu durante voo entre São Paulo e São José do Rio Preto


Aeroportos no interior paulista estão separados por cerca de sessenta quilômetros - Guilherme Amancio
Aeroportos no interior paulista estão separados por cerca de sessenta quilômetros - Guilherme Amancio

Um avião da Latam quase pousou no aeroporto errado anteontem (14), no interior de São Paulo, após divergências nos sinais do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

O Airbus A320-200 matrícula PR-MHM, cumpria o voo LA4640, e havia partido de Guarulhos, com destino a São José do Rio Preto, quando incompatibilidades nos dados do GPS levaram os pilotos a realizar uma aproximação para o aeroporto de Cantaduva.

O procedimento de pouso para a localidade distante cerca de sessenta quilômetros do destino final foi abortado depois de orientações da frequência disponibilizada para as operações em São José de Rio Preto. 

Após a arremetida, a aeronave pousou com segurança minutos depois no aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino. Todos os passageiros desambarcaram normalmente.

Em resposta a AERO Magazine, a Latam diz que "a aeronave iniciou descida na altura de Catanduva até o destino final, e reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura".

A pista (06-24) do aeródromo de Catanduva oferece 985 metros de comprimento por 20 de largura, enquanto São José do Rio Preto (07-25) dispõe de 1.640 metros de extensão e 35 de largura, com procedimentos por instrumentos em ambas as cabeceiras.

Para comparação a pista do Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a menor destinada a aviação comercial do país, possui 1.323 x 42 metros. Investigadores da Força Aérea Brasileira (FAB), determinarão as possíveis causas do incidente.

Em comunicado, a FAB afirma que o "Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), informa que já está apurando os fatos acerca do evento em questão".

Parte das rotas e procedimentos aéreos são baseados nos dados do GPS, e garantem maior segurança, otimização e eficiência das operações. Em outubro passado, uma falha momentânea foi responsável pelo cancelamento e atrasos de dezenas de voos.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 16/11/2023, às 16h20


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