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Instabilidade momentânea

Problemas no sistema do GPS afetaram voos no Brasil

Instabilidade no sinal do sistema de posicionamento global (GPS) afetou dezenas de voo no Brasil


Dezenas de voos foram afetados na manha desta segunda-feira - DECEA
Dezenas de voos foram afetados na manha desta segunda-feira - DECEA

Um problema momentâneo no Sistema de Posicionamento Global (GPS) foi registrado na manhã de ontem (9), e gerou impacto nas operações aéreas em todo mundo, inclusive no Brasil.

A falha alheia às autoridades brasileiras, afeta diretamente a navegação aérea, já que parte das rotas e procedimentos aéreos são baseados nos dados do sistema que garantem maior segurança, otimização e eficiência dos voos.

Em resposta a AERO Magazine, a Azul diz que o evento "gerou o cancelamento de 37 voos e impactou aproximadamente dois mil clientes até o momento."

Em comunicado, a Gol Linhas Aéreas afirma que a frota da companhia "não está sendo afetada" e opera normalmente seus voos. A Latam informa "que não registrou impactos em voos relacionados a problemas no GPS."

Com tecnologia orientada por uma constelação de satélites, todas as coordenadas de altitude, geográficas e pontos fixos de navegação são oferecidas em tempo real para as aeronaves.

Os recursos melhoraram as trajetórias de voo em rota e os procedimentos de descida (STAR) e subida (SID) em dezenas de aeroportos, incrementando significativamente a segurança, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

Os primeiros satélites da constelação GPS, que seriam de uso militar, foram lançados pelos Estados Unidos em 1979, e disponibilizados posteriomente para uso comercial durante os anos de 1990.

A FAA passou a regular o uso do sinal GPS nos EUA e suas normas técnicas foram copiadas pelos demais países do mundo através da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), órgão das Nações Unidas (ONU), que determina diretrizes da aviação comercial.

Além do sistema norte-americano, existem também o Galileo, fornecido pelos países membros da União Europeia, o GLONASS da Rússia e o Beidou, da China.

Com cobertura global e compatibilidade plena com o sistema GPS, ICAO conta com cerca de uma centena de satélites de navegação batizada GNSS (Global ­Navigation Satellite System).

O Brasil é um dos países que participa ativamente dos trabalhos nos temas que se referem ao uso do sinal do GNSS na navegação PBN.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 10/10/2023, às 11h10


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