Airbus A220-300 é o sexto jato da Qantas a receber pintura aborígene da série Flying Art, introduzida pela companhia em 1994
A Qantas divulgou hoje (15), imagens de seu primeiro Airbus A220, cuja a entrega está programada para o próximo mês de dezembro, dando início ao processo de renovação de sua frota.
Ainda nas instalações da Airbus, em Mirabel, Canadá, o A220-300 que terá a matrícula australiana VH-X4A, recebeu uma pintura especial aborígene, sendo a sexta aeronave exclusiva da série Flying Art, desenvolvida em colaboração com artistas da First Nations.
O processo de pintura levou duas semanas para ser concluído, e contou com uma equipe de aproximadamente cem pintores. A aeronave leva o nome da obra de arte Minyma Kutjara Tjukurpa - The Two Sisters Creation Story.
Equipes da Airbus trabalharam com 130 estênceis para replicar os designs detalhados. Com mais de vinte mil pontos esta é a pintura mais complexa já realizada neste tipo de aeronave.
100 painters - 18 colours - 20 000+ dots later...
— Airbus (@Airbus) November 15, 2023
So proud to have been a part of bringing @Qantas latest "Flying Art Series" livery to life on its first #A220 ✈️
What a journey, what a stunning result 🙌 pic.twitter.com/hf6EbRulAD
A Qantas possui compromisso para um total de 29 Airbus A220-300, e espera receber mais seis unidades do modelo até meados de 2025. Os novos aviões substituirão gradualmente os Boeing 717.
O bimotor poderá transportar até 137 passageiros em duas classes, sendo dez na executiva e 127 na econômica. A transportadora com sede em Sydney acredita que o jato mudará significativamente as viagens domésticas.
"Essas aeronaves têm o potencial de mudar a forma como nossos clientes viajam pelo país, com a capacidade de conectar quaisquer duas cidades ou vilas na Austrália", disse Vanessa Hudson, CEO do Grupo Qantas.
Debutante na Austrália, o A220 passará por aprovações, testes e treinamentos regulatórios antes de iniciar suas operações na QantasLink no início de 2024. A estreia comercial está programada na rota entre Canberra e Melbourne.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 15/11/2023, às 03h10
+lidas