AERO Magazine
Busca

Made in Japan

Avião da Honda se torna o mais entregue do mundo na categoria

Com 37 unidades produzidas em 2018 o modelo se destaca por seus motores instalados sobre as asas e espaço interno


O HondaJet foi a aeronave mais entregue em sua categoria em 2018, com base nos números fornecidos pela General Aviation Manufacturers Association (GAMA). O jato produzido pela Honda, celebre no setor automotivo, obteve um total de 37 entregas em todo mundo, número baste elevado para o segmento.

A mais visível inovação do HondaJet é a configuração de motores sobre as asas, com motores montados sobre elas e não na fuselagem, como é comum nessa categoria de aeronave. Batizada OTWEM (Over-The-Wing Engine Mount), a solução permitiu aos projetistas da Honda Aircraft ganhar espaço na cabine e reduzir ruídos decorrentes de vibrações do motor. O projeto aerodinâmico das asas e do nariz reduze o arrasto e favorece a eficiência do jato, segundo o fabricante.

Outro destaque é o motor GE Honda Aero HF120, que foi desenvolvido entre a Honda e a GE Aviation, em um dos raros casos que o fabricante do avião participou do projeto de desenvolvimento também do motor. Usualmente os motores são desenvolvidos sob requisitos de projeto por empresas especializadas, sem atuação ativa do fabricante do avião.

No Brasil o modelo é ofertado ao mercado pela Líder Aviação, sendo que até o momento, o país conta com a entrega de três aeronaves, sendo que uma delas foi incorporada à frota da própria empresa, para serviços de táxi-aéreo.

O HondaJet é o primeiro projeto de aviação civil de sucesso da indústria japonesa nas últimas décadas. O avião foi projetado pela Honda Aircraft, subsidiária da American Honda Motors, e é produzido totalmente nos Estados Unidos, em Greensboro, na Carolina do Norte.

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 22/02/2019, às 17h00 - Atualizado às 18h21


Mais Notícias