AERO Magazine
Busca

Um poste no caminho

Avião da American Airlines bateu e derrubou poste de iluminação

Acidente ocorreu no movimentado aeroporto de Dallas, nos Estados Unidos


Boeing 737 da American após bater em um poste

Colisão com poste danificou asa esquerda, mas não causou ferimentos nos ocupantes do avião

A asa esquerda de um Boeing 737-800 (N834NN), da American Airlines, derrubou um poste de iluminação no aeroporto internacional de Dallas/Fort Worth (DFW), no Texas, Estados Unidos.

O incidente ocorreu na última sexta-feira (28) enquanto o avião taxiava em direção à cabeceira da pista para iniciar o voo AA1005, com destino a Nassau (NAS), nas Bahamas. As câmeras de segurança flagraram o exato momento em que o poste caiu com o impacto.

Não houve feridos, porém, a asa foi danificada. Os passageiros foram transferidos para um Airbus A321-200 (N131NN), que decolou no fim da noite. O N834NN está em operação na American desde abril de 2010 e, até a manhã desta terça-feira (1), passava por manutenção para reparos dos danos na asa.

Saiba mais...

Uma das possibilidades é o piloto ter confundido a centerline, a linha central que o avião deve manter como referência para se deslocar pelo pátio e pista de táxi, com a linha que delimita a área para veículos de solo. A ligeira semelhança entre ambas pode levar ao erro.

Ao contrário da centerline, que é desenhada com referência na máxima envergadura possível naquele trecho, a marca de delimitação para veículos está fora do eixo central. Dependendo da envergadura do avião os obstáculos nas laterais da pista de táxi, pátio, entre outros se tornam potencialmente perigosos.

Boeing 737 da American Airlines após bater em um poste em Dallas

Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/06/2021, às 10h00 - Atualizado às 10h58


Mais Notícias