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Avanço chinês

Avião chinês deverá começar a ser entregue ainda em 2022

C919 promete rivalizar com os bem-sucedidos Airbus A320 e Boeing 737 MAX


C919

Comac espera entregar os primeiros C919 ao longo de 2022 | Foto: Divulgação.

A China deverá entregar em 2022 os primeiros C919, o novo avião comercial da Comac, que promete rivalizar com os Airbus A320neo, Boeing 737 MAX e Irkut MS-21. A aeronave foi desenvolvida baseado nos mesmos padrões adotados pela indústria Ocidental e pretende, no primeiro momento, obter vendas no mercado interno.

O C919 terá alcance entre 4.000 e 5.500 quilômetros, podendo transportar até 168 passageiros. Atualmente o modelo conta com 815 pedidos firmes, realizado por 28 empresas aéreas chinesas.

A previsão da Comac é deter aproximadamente um terço das vendas de aviões entre 150 e 200 assentos na China, o que deverá representar mais de 3.000 unidades em quinze anos.

Embora a Comac afirme que o programa está dentro do cronograma, a certificação esperada para 2021 não ocorreu. A CAAC, a agência de aviação civil da China, afirma que a maior parte dos ensaios e testes em voo já foram concluídos, restando apenas 34 processos em aberto, dos quase 280 realizados.

Um dos entraves foi a crise de saúde na China, que impediu a realização de alguns testes em 2020, atrasando assim alguns processos ao longo dos últimos vinte meses.

O C919 foi lançado no início da década passada, com planos de entrar em operação em meados de 2016. Porém, dificuldades técnicas e problemas com fornecedores, o avião deverá começar a voar regularmente com ao menos seis anos de atraso. Ainda que seja uma mudança considerável de cronograma, o atraso é considerado dentro do padrão existente atualmente na indústria aeronáutica mundial.

O primeiro avião deverá ser entregue para a China Eastern Airlines, que tem um pedido firme inicial para apenas cinco aeronaves.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 20/01/2022, às 13h00 - Atualizado às 14h59


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