AERO Magazine
Busca

Esperança que vem do céu

Aviação regular embarca mais de 4,5 mil itens para transplante

Apesar da redução de voos, volume transportado pelas aeronaves aumentou quase 20%


De janeiro a agosto desse ano, Avianca, Azul, Gol e Latam embarcaram em suas aeronaves 4530 itens para transplante (órgãos, tecidos e equipes), sendo 2553 essenciais para cirurgias. Graças à extensão territorial do país e à sua velocidade, o modal aéreo é responsável atualmente por 95% dos transportes entre doadores e receptores.

Apesar da redução no número de voos realizados entre 2013 e 2014, o volume transportado aumentou 18%. Entre os órgãos e os tecidos que registraram maior crescimento no mesmo período estão as válvulas cardíacas (55,3%) e os rins (49,8%). Durante o ano passado, um total de 5.625 itens foram transportados.

“É um trabalho que nos enche de orgulho, um exemplo de parceria entre o público e o privado que tem como único objetivo beneficiar toda a população”, diz o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz. O executivo ressalta ainda que só é possível atingir a conectividade e a agilidade necessária para salvar tantas vidas por meio da aviação.

A cooperação é fruto de um acordo assinado em dezembro de 2013 entre as quatro empresas aéreas membros da ABEAR, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Aviação Civil, a Força Aérea Brasileira, o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (CGNA/DECEA) e os aeroportos.

O convênio estabelece fluxos de atividades entre esses atores para viabilizar transportes ágeis, com a criação de vagas específicas nos voos para órgãos e equipes médicas. Além disso, voos de transporte de órgãos recebem prioridade no tráfego aéreo, poupando preciosos minutos na luta contra o tempo e pela vida.

Redação
Publicado em 28/09/2016, às 17h00 - Atualizado em 29/09/2016, às 13h29


Mais Notícias