Evento celebrou os 158 anos da Batalha do Riachuelo, durante a Guerra do Paraguai
A Marinha do Brasil realizou ontem (15), em Brasília, uma cerimônia alusiva ao Dia da Marinha, comemorado oficialmente em 11 de junho.
O evento contou com efetivos de tropas, veículos blindados, embarcações e aeronaves da força naval, além da presença de José Múcio Monteiro, Ministro da Defesa, do Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, Comandante da Marinha e demais autoridades militares e civis.
“As lições heroicas do passado, quando a soberania e a honra da Nação foram postas à prova, servem de inspiração para o cumprimento, no presente, das atribuições constitucionais da Marinha do Brasil. Ao reconhecer o relevante papel desempenhado pela Marinha do Brasil, reafirmo a preocupação com a manutenção da sua prontidão operacional", ressaltou José Múcio Monteiro, em nota à Marinha.
O evento teve como principal objetivo celebrar os 158 anos da Batalha do Riachuelo, que culminou na virória brasileira, no meio fluvial, durante a Guerra do Paraguai, também conhecida como Guerra da Tríplice Aliança (1864 -1870).
"A consecução dos Programas Estratégicos é prioridade para o Ministério da Defesa e balizará a alocação de recursos para o desenvolvimento de novos sistemas e meios necessários à construção de uma Marinha moderna, aprestada e que permita ampliar a presença do Estado brasileiro no Atlântico Sul” disse Marcos Sampaio Olsen, Comandante da Marinha, em nota publicada também pela Marinha.
Também foram distribuídas as medalhas da Ordem do Mérito Naval a personalidades civis, militares e instituições.
A aviação naval se fez presente na cerimônia, com as passagens dos helicópteros UH-15, SH-16 e A-11B. A aviação de asa fixa da Marinha do Brasil fechou a cerimônia com rasantes do caça AF-1 Skyhawk.
No evento, também estavam presentes tropas, uma banda de música e veículos blindados, como os 8X8 Piranha e os novos jipes JLTV.
No Lago Paranoá, em frente ao Clube Naval, algumas embarcações estavam navegando, tendo como destaque os blindados com lagarta CLAnfs, dos Fuzileiros Navais.
De Brasília, por André Magalhães
Publicado em 16/06/2023, às 09h10 - Atualizado às 10h45
+lidas