AERO Magazine
Busca

Em uma universidade de São Paulo

Avantto promoveu seminário sobre segurança aérea

O seminário promovido pela Avantto contou com a participação dos principais players do setor


Profissionais do setor discutiram boas práticas para colaboradores e parceiros-chave da indústria - Divulgação
Profissionais do setor discutiram boas práticas para colaboradores e parceiros-chave da indústria - Divulgação

Na última semana, a Avantto, empresa do setor de compartilhamento de aviões, promoveu dois dias de um seminário sobre segurança aérea em São Paulo.

O evento contou com a presença de cerca de 100 profissionais do setor, como pilotos e técnicos de segurança, e teve o objetivo de trazer conhecimento de boas práticas para colaboradores e  parceiros-chave da indústria.

Thiago Barros, engenheiro aeronáutico da Embraer, falou das boas práticas de voo e da importância da distância do pouso operacional, (LDTA), que é uma reavaliação do desempenho de pouso no momento de chegada da aeronave ao seu destino e foi criada a partir de mudanças no ambiente e nos procedimentos. 

seminário avantto
Foto: Divulgação.

O capitão Tárik Teixeira, piloto do Grupo Águia da Polícia Militar de São Paulo, falou sobre o gerenciamento de risco em áreas não cadastradas, ou restritas, como quadras ou rodovias, e a importância de serem valorizados os precedentes de acidentes que tenham acontecido anteriormente e como isso pode evitar os principais riscos atrelados à operação.

Guilherme Costa, controlador de tráfego aéreo do aeroporto de Congonhas (CGH), explicou como funciona a sua rotina operacional, além de ter apresentado dicas que buscam auxiliar os pilotos a fortalecerem a segurança, como a importância de respeitar as orientações fornecidas, como esperar a linha de posição de espera antes da decolagem e de diminuir a velocidade ao chegar no aeroporto.

Por fim, Walter Chagas, integrante do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), mostrou a importância de prevenir a excursão de pista e alertou a importância do voo ser planejado sem pressa e com extrema atenção, a fim de serem avaliados todos os aspectos que podem acarretar as saídas de pista. 

Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/11/2023, às 16h11


Mais Notícias