AERO Magazine
Busca

Compartilhamento de aeronaves

Anac concedeu certificação Rbac-91K à Avantto

Certificação de Administrador de Propriedade Compartilhada foi condedida à Avantto pela Anac


A institucionalização da certificação está em vigor desde fevereiro de 2021 - Avantto/Divulgação
A institucionalização da certificação está em vigor desde fevereiro de 2021 - Avantto/Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu a certificação RBAC-91K, de Administrador de Propriedade Compartilhada, à Avantto, empresa de compartilhamento de aeronaves.

A institucionalização deste tipo de certificação foi aprovada pelo órgão em fevereiro de 2021. Ela inclui as regras da Subparte K do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (Rbac) nº 91. Esse regulamento traz mais clareza sobre as regras e condições para oferecer ao mercado o modelo de propriedade compartilhada.

Dentre as novas determinações estão a limitação de cotas por aeronave, a definição de responsabilidades legais sobre a operação das máquinas e exigências mais rigorosas quanto ao treinamento dos pilotos, a manutenção de aeronaves e os Sistemas de Gerenciamento de Segurança Operacional.

Percebemos uma mudança cada vez mais rápida na forma de consumo das pessoas, privilegiando a experiência em detrimento da posse, e o compartilhamento atende perfeitamente esses anseios. Portanto é importante que o setor esteja regulamentado e as empresas adequadas às normas, para entregar um serviço com segurança e excelência”, disse Rogerio Andrade, CEO da Avantto.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 13/09/2023, às 16h20


Mais Notícias