AERO Magazine
Busca

Investimento com possibilidade de retorno bilionário

Autoridades do Governo Federal conhecem linha de montagem do KC-390

Visita coordenada pelo Estado-Maior da Aeronáutica apresentou o andamento de importantes projetos da força aérea


Embraer KC-390 em Gavião Peixoto

Equipe econômica e da Defesa visitaram a linha de produção do KC-390 e do Gripen, no interior de São Paulo

As instalações da Embraer destinadas ao KC-390 receberam a visita de autoridades brasileiras, incluindo do Poder Executivo e da FAB, para conhecer os avanços do programa do cargueiro tático brasileiro.

O objetivo da visita foi apresentar os projetos militares em andamento, considerados fundamentais para a soberania nacional, assim como para o Estado, visto o volume de investimentos relacionados e seu potencial para o país.

A visitação na unidade de Gavião Peixoto, foi organizada pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), e inclui ainda a apresentação da planta destinada ao programa do caça Gripen, montado no Brasil pela Saab em parceria com a Embraer.

Os visitantes conheceram o Gripen Design and Development Network, local onde trabalham engenheiros para a produção futura dos caças Gripen. Também passaram pelo hangar de montagem estrutural, em que é fabricada a asa e a fuselagem da aeronave multimissão C-390 Millennium, e seguiram até o hangar de montagem final do avião cargueiro, na qual é realizada a junção das semiasas e asa-fuselagem, instalação de sistemas elétricos, mecânicos, trens de pouso e dos motores, além de serem realizados diversos testes elétricos e mecânicos.

Dentre as autoridades presentes, estavam o Chefe do EMAER, Marcelo Kanitz Damasceno, tenente-brigadeiro do ar; Antônio Paulo Vogel de Medeiros, secretário de orçamento e organização institucional do Ministério da Defesa; Marcelo Pacheco dos Guaranys, secretário-executivo do Ministério da Economia; e Ariosto Antunes Culau, secretário de orçamento federal; entre outros integrantes do Poder Executivo.

“A nossa ideia foi apresentar para a área econômica e orçamentária do nosso País, os investimentos aplicados em dois grandes projetos a partir das parcerias com a Embraer e a SAAB. Os executivos puderam conferir os esforços da Força Aérea em prol da atividade fim e como o KC-390, um produto brasileiro, está ganhando espaço em Portugal e na Organização do Tratado do Atlântico Norte”, afirmou Damasceno.

“Fazer esta visita foi importante porque conseguimos materializar tudo aquilo que já conhecemos em teoria, principalmente em relação ao KC-390”, declarou Ariosto Antunes Culau, secretário de orçamento federal.

A iniciativa ocorreu meses após a FAB anunciar que cancelaria parte da encomenda do KC-390, visando atender as restrições orçamentarias. A força aérea justificou a redução do pedido afirmando que a medida não impactaria sua capacidade logística, visto a capacidade operacional do KC-390 ser superior ao esperado.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 18/10/2021, às 15h00 - Atualizado às 15h41


Mais Notícias