A ATR espera um 2023 com crescimento, depois de ter entregue 25 aviões novos e 11 usados no último ano
A ATR entregou 25 aviões novos e 11 usados ao longo de 2022 e, depois de três anos desafiadores por conta da pandemia de covid-19, o fabricante espera ter um 2023 positivo.
Atualmente, 1.200 aeronaves estão em operação comercial em todo o mundo, número próximo dos níveis pré-pandemia (2019), enquanto o backlog está em 160. No Brasil, a empresa possui unidades voando pela Voepass Linhas Aéreas e na Azul Linhas Aéreas.
No ano passado, foram criadas 150 novas rotas e ainda foi realizado o primeiro voo 100% feito com combustível sustentável de aviação (SAF) e seu novo motor PW127XT foi certificado. Ao mesmo tempo, a ATR avançou no desenvolvimento de sua família de aeronaves, completando o primeiro voo de teste do ATR 42-600S (Short Take-Off and Landing) e lançou um estudo de viabilidade para seu conceito EVO de próxima geração.
"O objetivo para 2023 é manter nossa posição como o principal fabricante de aeronaves regionais, visando pelo menos 40 entregas, com a ambição de aumentar a produção para 80 aeronaves nos próximos anos", disse Nathalie Tarnaud Laude, CEO da ATR.
Como o fim das restrições de viagem, a empresa planeja explorar mercados carentes, como os Estados Unidos, aumentar sua presença no mercado de cargueiros e explorar novas oportunidades, como operações corporativas, governamentais e humanitárias.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/03/2023, às 14h16
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