AERO Magazine
Busca

Primeira relicitação do país

Assinado o novo contrato de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante

ANAC e Zurich Airport assinam contrato de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, concluindo o primeiro processo de relicitação do Barsil


Pátio do aeroporto que atende a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte - Divulgação
Pátio do aeroporto que atende a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte - Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Zurich Airport Internacional assinaram ontem (12), o contrato de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que atende a capital Natal, no Rio Grande do Norte.

Com assinatura conclui-se o primeiro processo de relicitação do país, após leilão realizado no último mês de maio. O aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi arrematado por R$ 320 milhões, com ágio de 41% sobre o lance mínimo, e será administrado pela Zurich nos próximos 30 anos.

De acordo com as regras do certame, o acerto de contas para o pagamento da indenização à Inframerica, antiga concessionária do terminal, será realizada por ambas as partes.

O governo federal será responsável por quitar a diferença do valor ofertado pela nova gestão e a indenização a ser paga.

Além do principal terminal aéreo do Rio Grande do Norte, a Zurich é responsável pela administração direta dos aeroportos de Macaé, Vitória e Florianópolis, e possui participação em Confins, na grande Belo Horizonte.

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi o primeiro aeroporto concedido a iniciativa privada, em 2011.

A Inframerica iniciou a administração do aeroporto em 2012, com prazo de 28 anos para a concessão. O terminal tem capacidade atual para receber até 6 milhões de passageiros por ano.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 13/09/2023, às 14h10


Mais Notícias