Alguns voos começam a ser gradualmente retomados nos EUA após falha técnica ser corrigida
Os voos nos Estados Unidos estão sendo retomados após a paralisação de todas as operações previstas para o início da manhã de hoje (11). A FAA, a agência de aviação civil norte-americana, informou que os voos estão sendo gradualmente retomados após a falha que afetou o sistema de geração do Notam.
Em Nova Jersey e Atlanta, por volta das 8 horas no horário local (10 horas em Brasília) foram retomadas as primeiras operações, com a liberação dos primeiros voos agendados.
“A FAA determinou que o sistema de segurança afetado pela interrupção noturna foi totalmente restaurado e a paralisação nacional será suspensa imediatamente”, afirmou Pete Buttigieg, secretário dos transportes dos Estados Unidos, em postagem no Twitter. “Dirigi um processo pós-ação para determinar as causas principais e recomendar as próximas etapas”.
FAA has determined that the safety system affected by the overnight outage is fully restored, and the nationwide ground stop will be lifted effective immediately. I have directed an after-action process to determine root causes and recommend next steps.
— Secretary Pete Buttigieg (@SecretaryPete) January 11, 2023
Imediatamente após o reporte da falha, iniciada no final da noite de ontem, a FAA passou a trabalhar para sanar o problema. Todavia, os técnicos encontraram mais dificuldades do que o esperado, com a suspensão das emissões dos Notam se prolongando até o início da manhã na Costa Leste dos Estados Unidos.
“A FAA está trabalhando para resolver esse problema com rapidez e segurança para que o tráfego aéreo possa retomar as operações normais e continuará fornecendo atualizações”, disse Buttigieg.
Ainda assim, a FAA afirmou que mesmo com algumas funções já funcionando normalmente a operação do sistema de controle aeroespacial (National Airspace System) continua limitado e operando abaixo da capacidade padrão.
“As operações normais de tráfego aéreo estão sendo retomadas gradualmente nos EUA após uma interrupção noturna no sistema [de emissão do Notam]”, comunicou a FAA.
As autoridades ainda não souberam avaliar a extensão do problema e nem o total de voos cancelados ou com atrasos que superam duas horas. Acredita-se que ao menos 3.000 partidas tenham sido suspensas ao longo da madrugada e início da manhã, afetando especialmente os voos que partiam da Costa Leste, como Nova York, Boston, Atlanta, entre outros.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 11/01/2023, às 12h30
+lidas