AERO Magazine
Busca

Notam

Todos os voos nos EUA foram suspensos

Falha em computadores de gerenciamento de tráfego aéreo suspendeu todos os voos nos EUA previstos para decolar na manhã de hoje


Falha poderá cancelar mais de 21.000 voos programados para hoje - Aeroporto de Denver
Falha poderá cancelar mais de 21.000 voos programados para hoje - Aeroporto de Denver

Todos os voos nos Estados Unidos previstos para decolar na manhã de hoje foram suspensos a partir das 7h30 da Costa Lete (9h30 no horário de Brasília). A medida ocorreu após uma falha de integridade e segurança ter atingido os computadores do sistema de gerenciamento de tráfego aéreo.

O problema atingiu especificamente o sistema de geração do Notice to Air Missions, (Notam), que transmite informações essenciais para as operações de voo.

O Notam é um dos itens mais importantes na preparação de um voo, fornecendo aos pilotos, despachantes de voo, companhias aéreas, entre outros, informações vitais para o planejamento de uma operação aérea.

Impresso ou enviado por sistemas digitais, o Notam oferece centenas de dados, desde os mais simples e corriqueiros como, por exemplo, pistas de pouso ativas ou fechadas, condição de determinado espaço aéreo, lançamento de veículos espaciais próximos da região de voo, até condições especiais críticas, como um alerta em tempo real de um acidente fechando um aeroporto.

A primeira falha foi identificada no final da noite dessa terça-feira (20h28 UTC), mas ao longo da madrugada nenhum dado do Notam foi processado, ocasionando uma parada completa do sistema.

O site do Centro de Comando do Sistema de Controle de Tráfego Aéreo (ATCSCC, na sigla em inglês) da FAA mantém a falha, mas afirma que técnicos e especialistas estão trabalhando para restauração do sistema de geração de Notam em todo o território dos Estados Unidos. Contudo, não há um prazo estimado para a normalização dos trabalhos.

Para hoje estão programados mais de 21.000 voos comerciais nos Estados Unidos, entre rotas domésticas e internacionais. A suspensão das operações pode impactar ao menos 2 milhões de passageiros, além de centenas de operações cargueiras.

Até às 7h20 (horário de Nova York) ao menos 1.200 voos haviam sido cancelados ou estavam atrasados nos Estados Unidos. A previsão é que um efeito cascata seja sentido ao longo das próximas horas, podendo refletir até mesmo nas operações planejadas para o restante da semana.

A retomada gradual dos voos começou por volta das 9h local (Costa Leste), após a FAA solucionar uma parte do problema. Ainda não existe uma previsão para a completa normalização das operações aéreas.

* Texto atualizado às 12h24 do dia 11 de janeiro.
Eventuais mudanças no andamento da crise serão atualizadas na reportagem

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 11/01/2023, às 10h00 - Atualizado às 12h24


Mais Notícias