Um An-124-100 da Antonov Airlines foi utilizado para transportar um compressor especial com mais de 60 toneladas entre os EUA e a Austrália
A Antonov Airlines, que opera atualmente a partir da Alemanha, realizou o transporte de um grande equipamento industrial entre os Estados Unidos e a Austrália. A carga total pesava 67 toneladas, sendo 35,5 toneladas apenas o compressor especial.
Ainda que não seja em termos de massa uma carga fora dos padrões, seu comprimento total de 11,33 metros, com 3,63 metros de altura, tornou o transporte mais complexo, exigindo assim o uso de aviões cargueiros dedicados. A escolha de usar o Antonov An-124-100 se deu pela logística e facilidade de operação de carga e descarga do gigante ucraniano.
Para carregar e descarregar o compressor foi utilizado o sistema de rampa especial para cargas altas projetado pelos engenheiros da Antonov, que reduzem em alguns graus a inclinação da rampa de acesso ao avião, o que permite movimentar com maior segurança grandes volumes. Ainda foi empregado o guincho a bordo, que atuaram em suporte aos guindastes externos para cargas de até 100 toneladas.
O transporte foi coordenado com a Air Charter Service, que trabalhou tanto no embarque em San Bernardino, na Califórnia, até o desembarque, quatro dias depois, em Winchelsa, em Victoria, na Austrália.
Embora diversos aviões comerciais possam voar sem escalas entre os Estados Unidos e a Austrália, o elevado peso a bordo reduz consideravelmente o alcance do An-124-100, que com carga máxima, na ordem de 115.000 quilos tem alcance de apenas 2.700 quilômetros, enquanto com menos de 20.000 quilos pode voar por até 10.000 quilômetros. No caso do transporte do compressor, considerando ainda as correntes de vento na região sobrevoada, o alcance médio foi de 5.000 quilômetros, exigindo assim um planejamento de diversas paradas técnicas.
“Um dos aeroportos da rota estava extremamente lotado para nos proporcionar uma parada técnica, por isso tivemos que encontrar outro com urgência. Tendo em conta o rigoroso prazo de chegada ao destino, ambas as equipas mostraram flexibilidade e rapidamente arranjaram o percurso alternativo”, acrescentou Olha Danylova, executiva comercial da Antonov Airlines. “Graças ao trabalho bem coordenado, concluímos o projeto a tempo”.
Após sofrer um duro golpe em suas operações com o início da guerra na Ucrânia, que incluiu a destruição do único An-225, e danos em parte da frota, como em um An-22 e um An-124-100, a Antonov Airlines mudou suas operações para a Alemanha e ainda foi reconhecida como a Empresa Aérea Cargueira Charter do Ano.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/03/2023, às 15h00
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