A Amaro Aviation impulsiona o crescimento do gerenciamento de aeronaves no Brasil com soluções que reduzem custos, garantem conformidade regulatória
O segmento de gerenciamento de aeronaves tem se expandido no Brasil, impulsionado pela demanda da aviação executiva e pela busca de soluções operacionais que unam eficiência, segurança e controle de custos. O serviço abrange todos os aspectos administrativos, técnicos e operacionais de uma aeronave, permitindo que os proprietários se concentrem apenas na utilização, enquanto uma equipe especializada gerencia os processos de bastidores.
As atividades de gerenciamento incluem o agendamento de manutenções, seleção e treinamento de tripulação, planejamento de rotas, controle de custos, além do cumprimento de exigências regulatórias da ANAC, dos Estados Unidos e Europa.
De acordo com dados do setor, o custo por hora de voo de um jato leve no Brasil varia entre R$ 5 mil e R$ 12 mil. Em aeronaves de longo alcance, esse valor pode chegar a R$ 30 mil. Os custos anuais com manutenção e gestão completa de uma aeronave podem ultrapassar R$ 10 milhões, dependendo da complexidade do equipamento e do regime de uso.
“Para o proprietário que possui uma aeronave, mas não a utiliza com regularidade, o gerenciamento é indicado, pois cuidamos de toda essa parte burocrática. E ele ainda pode optar por colocar a aeronave gerenciada no compartilhamento ou disponibilizá-la para fretamento, ou seja, pode ter retorno financeiro com seu bem”, afirma Marcos Amaro, CEO da Amaro Aviation.
A Amaro Aviation oferece o Gerenciamento Operacional, onde ealiza toda a administração da aeronave e reduz os custos fixos ao incluí-la em operações de fretamento e táxi-aéreo; e o Gerenciamento Administrativo, a aeronave permanece de uso exclusivo dos proprietários, sem ser inserida em operações comerciais.
Aeronaves sob Gerenciamento Operacional podem integrar outros serviços oferecidos pela empresa, como os programas de propriedade compartilhada (fractional ownership), o Flight Pass: pacote de horas antecipadas voltado a usuários frequentes e o fretamento pontual para clientes que optam por viagens esporádicas.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 19/05/2025, às 12h00
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