A informação chegou rápido à redação, antes de virar notícia. Não tínhamos a confirmação, mas sabíamos que algo grave havia acontecido em São Carlos, no interior de São Paulo, nas proximidades do aeródromo onde acontece o Broa Fly-In. Mais colaboradores começaram a telefonar até que, enfim, veio a nota oficial: o empresário e piloto Fernando Botelho havia se envolvido em um acidente sem sobreviventes a bordo de seu T-28 Trojan, da Segunda Guerra Mundial, juntamente com o amigo Sérgio Luiz Robattino, da Morro Vermelho Táxi Aéreo.
Uma perda irreparável para a comunidade aeronáutica em geral e para AERO Magazine em particular. Fernando Botelho integrava o conselho editorial da revista e, desde sempre, mostrou-se um incansável articulador de projetos tanto de fomento quanto de resgate da aviação clássica. Seu empenho em construir uma réplica do Demoiselle (foto) e levar o nome de Santos Dumont para o mundo ajudam a entender o espírito inquieto desse genuíno entusiasta, que agora repousa entre as nuvens, onde nunca deixou de estar, como bem observa João Amaro, diretor do museu TAM e amigo de Botelho, na homenagem que prestamos nesta edição.
Nesta edição, também, mais uma homenagem. Esta, ao contrário, como em um looping, cheia de júbilo. O comandante Ruy Flemming escreve de dentro do cockpit do T-27 nossa matéria de capa, sobre os 60 anos de um dos principais grupos de demonstração aérea do mundo, a Esquadrilha da Fumaça, da FAB. Ao lado de outros dois fumaceiros veteranos, ele volta no tempo a bordo do Tucano e experimenta mais uma vez a revigorante alternância de G. Nas palavras dele, "saímos, os três, com o corpo cansado, a camisa suada e a alma lavada".
Ainda nesta edição, uma matéria para arrebatar qualquer aeronauta. Sim, pilotamos o Airbus A380 durante seu tour pela América Latina. No Nível 350 deste mês você confere as sensações e as percepções de voo de dentro da cabine do maior avião já construído para o transporte de passageiros, no assento esquerdo. Uma experiência única e para poucos brasileiros, pelo menos por enquanto.
Na aviação executiva, uma matéria reveladora sobre o Dassault Falcon 7X, com a opinião de seus operadores no Brasil e nos Estados Unidos, e a primeira entrevista do novo presidente da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral). Segundo Eduardo Marson, chegou a hora de os representantes do setor usarem sua força política e econômica para garantir espaço na já estrangulada infraestrutura aeroportuária do país, antes que seja tarde. "Temos de fazer valer nosso PIB".
Bom voo,
GIULIANO AGMONT E CHRISTIAN BURGOS
Redação
Publicado em 24/04/2012, às 05h29 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45
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