AERO Magazine
Busca

Recuperação lenta

Alemanha pode aumentar participação no capital da Lufthansa

Ministro das Finanças afirmou que Estado poderá auxiliar recuperação da empresa


Airbus A330 da Lufthansa

Lufthansa busca novas fontes de financiamento para manter sua estabilidade econômica

O Ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou que o Estado poderá ampliar sua participação no controle da Lufthansa com aumento de capital de US$ 3,7 bilhões (R$ 18,8 bilhões).

A medida pode ajudar na recuperação financeira da companhia aérea, que negocia este aporte com duas instituições financeiras desde o início de maio. O anuncio foi realizado em entrevista do ministro à agência Reuters, nesta quarta-feira (2).

“Estamos sempre observando isso de perto. Uma coisa é clara: se as empresas têm o objetivo de se livrar da necessidade de apoio estatal, vamos tornar isso possível”, disse Scholz a Reuters.

Caso seja confirmada a proposta de investimento, a expectativa é que o mercado receba positivamente a notícia, visto a necessidade da Lufthansa manter a sustentabilidade do refinanciamento ao mesmo tempo que dilui a participação estatal em 20% do grupo.

A Comissão Europeia, que avalia intervenções estatais na economia, ainda não se manifestou sobre as intenções do governo alemão. Porém, órgão pode intervir se houver algum prejuízo para a competição com outras empresas aéreas do continente que não conseguiram aportes da mesma natureza.

Atualmente a maioria dos grandes Estados da Europa estão promovendo grandes projetos de auxílio para empresas aéreas, visando manter a saúde financeira do negócio e a capacidade estratégica de ligação aérea. A França, Itália, Portugal, Holanda e Espanha, por exemplo, trabalham em projetos similares de auxílio a suas empresas aéreas locais.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 02/06/2021, às 12h00 - Atualizado às 21h07


Mais Notícias