AERO Magazine
Busca

Colisão com pássaros

Airbus se choca com águia em pleno voo na Austrália

Incidente embora usual tem se tornado mais frequente em todo o mundo


Airbus se choca com águia durante procedimento de subida na Austrália

Um A330-200 da australiana Qantas Airways se chocou com uma águia durante o procedimento de subida. O caso ocorreu no último dia 6, quando o voo QF772 decolou de Melbourne e atingiu a ave a aproximadamente 4.000 pés (1.200 m), ainda na fase inicial de subida.

De acordo com o site especializado em segurança aérea, The Aviation Herald, a aeronave VH-EBE retornou normalmente para o aeroporto, onde os passageiros foram desembarcados e acomodados em outro voo com destino a Perth. O avião ficou em solo por aproximadamente 27 horas, onde passou por uma rigorosa inspeção e manutenção, antes de ser liberado para voo.

LEIA TAMBÉM

A330 passou por revisão e foi liberado de volta ao voo após 27 horas

Ainda que colisão com pássaros não seja algo raro na aviação, segundo as autoridades australianas o número de casos aumentou nos últimos 10 anos. O ATSB, a autoridade de segurança dos transportes da Austrália, apenas entre 2008 e 2017 foram registradas 16.626 ocorrências com pássaros em território australiano, do total, 1.921 ocorreram em 2017.

As autoridades de aviação em todo o mundo demonstram preocupação pelo crescimento nas ocorrências envolvendo a colisão de pássaros com aeronaves. Uma série de estudos tenta desvendar as causas do maior número de incidentes, muitos ocorrendo longe dos aeroportos.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 09/09/2019, às 15h53 - Atualizado às 16h04


Mais Notícias