O Tata Group, controlador da Air India, encomendou um total de cem aeronaves da Airbus
A Airbus anunciou nesta segunda-feira (9), que o grupo Tata, controlador da Air India, encomendou um total de cem aeronaves, sendo dez A350 e noventa A320, já incluídas no livro de encomendas de 2024 da Airbus.
O pedido se soma aos quarenta A350 e 210 da família A320 adquiridas pela companhia aérea em 2023. No total, a encomenda da companhia indiana com o fabricante europeu agora alcança 344 aeronaves, sendo que seis A350-900 já foram entregues.
Além disso, a companhia selecionou o serviço Flight Hour Services-Component (FHS-C) da Airbus, que faz parte do programa de modernização de frota da Air India, cujo objetivo é melhorar o desempenho e a confiabilidade operacional dos A350. Segundo a Airbus, o contrato confirma sua liderança como maior provedor mundial de serviços de manutenção “power-by-the-hour” para o modelo.
"Essas cem aeronaves adicionais da Airbus ajudarão a posicionar a Air India no caminho do crescimento e contribuirão para nossa missão de transformá-la em uma companhia aérea de classe mundial que conecta a Índia a todos os cantos do mundo", disse Natarajan Chandrasekaran, presidente do Grupo Tata e da Air India.
Uma das maiores áereas da baixo custo da Ásia, a IndiGo anunciou em abril, um pedido para trinta aeronaves do modelo A350, da Airbus, com o intuito de expansão internacional de sua malha aérea.
As unidades serão movidas por motores Trent XWB, da Rolls Royce e as entregas estão previstas para começar em 2027. A companhia aérea possui ainda direitos de compra para mais setenta aeronaves da família de aviões.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 09/12/2024, às 08h47
+lidas