AERO Magazine
Busca

Airbus realiza primeiro voo com Airbus A321neo

Início do ano marca conquistas importantes para o fabricante europeu


A Airbus realizou o primeiro voo do A321neo. O avião decolou da unidade de Hamburgo, na Alemanha, e teve duração total de 5h29, durante as quais engenheiros e pilotos verificaram uma série de parâmetros. Por ser uma versão estendida do A320neo, o novo avião terá uma campanha de ensaios em voo simplificada, aproveitando assim dos certificados já emitidos para seu irmão menor. A previsão é entregar o primeiro exemplar no último trimestre de 2016.

O fabricante europeu entregou recentemente o primeiro A320neo para Lufthansa, que se tornou o primeiro operador do modelo. A previsão inicial é que a Qatar Airways deveria ser a primeira companhia a voar com a nova versão do A320, porém, contratempos relacionados ao motor fizeram a empresa árabe postergar a o início das operações.

Mesmo diante de alguns desafios com as primeiras entregas do A320neo, o ano começou promissor para a Airbus, que registrou 16 encomendas em janeiro enquanto realizou 22 entregas, incluindo o primeiro A320neo. 

Liderando os novos negócios do mês, destaca-se a encomenda de 14 aeronaves A330neo por um cliente não revelado, o qual selecionou a versão A330-900, com nova opção de motores. A versão remotorizada do A330 conquistou mais de 180 pedidos em suas duas versões, A330-900 e A330-800, ressaltando a crescente demanda de mercado para aeronaves de fuselagem larga com baixo custo operacional.  Embora o projeto contemple basicamente a remotorização do A330, o mercado tem mostrado interesse pelo modelo devido sua relação entre capacidade e custo operacional. O modelo se torna promissor especialmente em mercados emergentes e para empresas de baixo custo. 

Em janeiro, o China Aircraft Leasing Group Holdings Limited (CALC) também encomendou duas aeronaves A320ceo (opção de motor atual). Levando em conta os cancelamentos, a Airbus iniciou o novo ano com um total de nove encomendas líquidas. O resultado divulgado não contempla o acordo firmado com o Irã, que prevê a encomenda de 118 aeronaves, incluindo doze A380, por ainda não ter sido concluído. No geral, as novas aeronaves fornecidas pela Airbus durante o mês foram entregues para 18 clientes no mundo.

Redação
Publicado em 16/02/2016, às 18h00 - Atualizado às 20h16


Mais Notícias