AERO Magazine
Busca

Baleia saudável

Airbus torna sua frota de Beluga mais sustentável

Uso de combustível sustentável poderá reduzir emissão de poluentes em centenas de toneladas


Airbus A300ST Beluga

Airbus utiliza seus Beluga no transporte de componentes entre suas principais unidades na Europa

A Airbus vai abastecer sua frota de Belugas com combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês), que é produzido em sua fábrica de Broughton, no Reino Unido.

O objetivo é ampliar o processo de revisão das emissões de poluentes, ponto considerado critico dentro das cada vez mais restritivas normas ambientais da Europa.  

Segundo a Airbus, o SAF utilizado possui na sua composição matérias-primas sustentáveis, como óleo de cozinha, e será fornecido pela Air BP.

A unidade de Broughton, localizada ao norte do País de Gales, é responsável pela produção das asas de parte dos modelos da Airbus, que são transportadas pelos Belugas até as plantas de Toulouse, na França, assim como Hamburgo e Bremen, ambos na Alemanha.

A operação britânica é a segunda do consórcio Airbus a empregar SAF, após a fábrica de Hamburgo introduzido combustível em suas atividades cargueiras no final de 2019.

Atualmente, os combustíveis de aviação sustentável são certificados pelas principais agências reguladoras do mundo, mas por ora, apenas em uma mistura de até 50% com o tradicional querosene de aviação.

Os Belugas que partirem de Broughton utilizarão uma composição de 35% de combustível derivado não fóssil, como SAF, o que deverá permitir reduzir as emissões de CO₂ em mais de 400 toneladas apenas nos próximos três meses.

O uso de energias sustentáveis tem se tornado mais presente nos bastidores da Airbus, que mantém pesquisas para avaliar o uso de energia limpa e a capacidade dos combustíveis sustentáveis em suas aeronave. Um dos projetos futuros é a certificação do uso de apenas combustíveis renováveis em todos seus modelos de aviões.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 15/04/2021, às 08h00 - Atualizado às 09h08


Mais Notícias