AERO Magazine
Busca

Vida longa

Beechcraft Bonanza comemora 75 anos de produção

Textron terá versão especial em homenagem a longevidade do modelo


Detalhes em azul são uma homenagem a ex-presidente da Beechcraft Olive Ann Beech

Com quase 75 anos de produção ininterrupta, o Beechcraft Bonanza ganhará uma edição especial comemorando a histórica marca. A Textron preparou uma versão com interior personalizado e um esquema de pintura de cor azul para homenagear Olive Ann Beech, fundadora da Beech Aircraft, com o seu marido, Walter Beech.

Até o momento mais de 18.000 aeronaves da família Bonanza foram produzidas, colocando o avião como um dos recordistas também em total entregue, além de ser isoladamente o modelo há mais tempo em produção.

A versão comemorativa terá as suas entregas somente em 2022, mas tirando os detalhes de pintura e acabamento interno, manterá o motor Continental IO-550-B de 300 cavalos, garantindo à aeronave uma velocidade máxima de cruzeiro de 176 nós e um alcance máximo de 920 milhas náuticas (1.700 km), teto máximo de 18.500 pés.

O modelo também continua oferecendo a a suíte de aviônicos Garmin G1000 NXi, ficando a critério do operador a configuração de sua escolha, já que a aeronave pode ser designada para pilotos recreativos, proprietários e de negócios.

Olive Ann tornou-se presidente da Beech Aircraft em 1950 após a morte de Walter Beech, tornando-se a primeira mulher a conduzir uma empresa aeronáutica. Sua carreira teve duração de cinco décadas, com a aposentadoria ocorrendo apenas em 1982.

Durante o período em que Olive esteve à frente da Beechcraft conduziu a empresa ao crescimento constante, passando de uma fábrica de dez para 10.000 funcionários, além de importantes contribuições para a indústria aeronáutica dos Estados Unidos.

A edição especial de 75 anos do Beechcraft Bonanza G36 conta com uma cor personalizada chamada Mrs. beech Blue, que Olive Ann adotou sob o conselho do estilista Oleg Cassini, tornando a sua marca pessoal, desde os seus ternos de vestuário, móveis dos escritórios, pintura do seu automóvel e interiores das suas aeronaves.

O Bonanza G36 comemorativo incorpora a icônica cor azul na pintura exterior, painéis da janela, tapete e acentos do interior, que aliás, conta com detalhes que incluem um logotipo Bubble B no carpete e uma assinatura de Olive Ann destacada na mesa da cabine.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 14/04/2021, às 13h00 - Atualizado às 19h01


Mais Notícias