AERO Magazine
Busca

Negócio da China

Airbus negocia a venda de jatos para a China

Airbus pode fechar venda bilionária na China, que tem preterido jatos da Boeing em meio a deterioração das relações políticas com os EUA


Novos A320neo podem ser adquiridos por companhias estatais - Divulgação
Novos A320neo podem ser adquiridos por companhias estatais - Divulgação

A visita do presidente francês Emmanuel Macron à China pode resultar na concretização de uma nova encomenda de jatos da Airbus, que negocia a venda com as autoridades do paí ásiatico.

Sem detalhes de quais modelos seriam vendidos, um funcinário do alto escalão da administração pública francesa, afirmou que as negociações envolvem a aquisição de mais aeronaves e não só a oficialização de pedidos anteriores. Macron conduzirá a visita de Estado à China de 5 a 7 de abril.

Outro ponto discutido é a melhora da parceria entre Airbus e as fabricantes locais para a produção de peças de seus jatos.

Uma possível negócio acontecem em meio as relações estremecidas entre Estados Unidos e China, que tem optado por aeronaves de fabricação europeia.

O mercado chinês tradicionalmente dividido entre as fabricantes, nos últimos anos, com a deterioação nas relações com Washington, a companhia aéreas chinesas tem selecionado grande parte de seus pedidos junto a Airbus.

No ano passado, a três principais companhias aéreas estatais chinesas, Air China, China Southern, e China Eastern; firmaram um acordo para compra de 292 jatos Airbus, o maior deste a crise sanitária.

Ainda em 2022, durante visita do chanceler alemão, Olaf Scholz, a China assinou um acordo para aquisição de 140 novos aviões, que incluia parte do contrato assinado em julho.

No último mês de março, a Airbus entregou o primeiro A321neo montado em sua linha de montagem final da Ásia, em Tianjin, na China, para a companhia aérea Juneyao Air.

Inaugurado em 2008, a fábrica de Tianjin foi a primeira linha de montagem de aeronaves comerciais da Airbus fora da Europa. No mesmo ano, as primeiras seções de aeronaves chegaram ao local. Desde a sua primeira entrega do A320 em 2009, a linha de montagem chinesa foi responsável pela entrega de mais de 600 aeronaves ao longo de seus 14 anos de operação.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Wesley Lichmann
Publicado em 03/04/2023, às 11h29


Mais Notícias