AERO Magazine
Busca

O mesmo usado em frituras

Airbus faz primeiro voo com helicóptero movido a óleo de cozinha usado

Combustível promete reduzir em 90% as emissões de CO2


Airbus H225 movido a SAF

Helicópteros movidos a combustível sustentável serão realidade em uma década: Foto: Airbus Helicopters.

Um helicóptero Airbus H225 realizou na quarta-feira (10) o primeiro voo de helicóptero com combustível de aviação 100% sustentável (SAF) acionando um dos motores Safran Makila 2. 

O voo, que ocorreu na sede da Airbus em Marignane, na França, marca o início de uma campanha de voo com o objetivo de avaliar o impacto do SAF não misturado nos sistemas de helicópteros, para certificar o uso de misturas deste tipo que ultrapassam o limite atual de 50%.

A campanha de voo proporcionará uma compreensão mais aprofundada dos desafios técnicos associados ao uso integral do SAF. A aeronave voou com um combustível não misturado derivado de óleo de cozinha usado, fornecido por uma empresa do setor petroquímico, que oferece uma redução líquida de 90% de CO2 em comparação com o querosene de aviação convencional.

"Embora todos os helicópteros da Airbus sejam certificados para voar com uma mistura de até 50% do SAF combinado com querosene, a ambição da nossa empresa é ter seus helicópteros certificados para voar com 100% deste combustível dentro de uma década", segundo o Vice-Presidente Executivo de Engenharia e Diretor Técnico da Airbus Helicopters, Stefan Thome.

O H225 foi lançado em novembro de 2000 e recebeu as primeiras certificações quatro anos depois. A aeronave tem capacidade para transportar até 24 passageiros.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 11/11/2021, às 13h10 - Atualizado às 13h33


Mais Notícias