AERO Magazine
Busca

Pegada de carbono

Airbus entrega primeiro A321 nos Estados Unidos abastecido com biocombustível

Aeronave produzida em Mobile possui 15% de combustível sustentável


A Airbus entregou o primeiro A321 abastecido com 15% de combustível sustentável produzido nos Estados Unidos. A iniciativa faz parte dos planos do fabricante europeu em buscar alternativas para o uso de querosene de aviação, considerado um dos derivados de petróleo mais poluentes da atualidade.

O primeiro avião entregue com o novo combustível, produzido e certificado pela Air BP, foi produzido na unidade norte-americana da Airbus, em Mobile, no Alabama e foi destinado a jetBlue. No total, cinco A321 que utilizam combustível sustentável produzidas em Mobile serão entregues para a empresa aérea até o final do ano.

Desde maio de 2016, a Airbus oferece aos seus clientes a opção de receber novas aeronaves produzidas em Toulouse, na França, que utilizam uma mistura contendo combustível sustentável. No longo prazo, a Airbus pretende apoiar a produção industrial de combustíveis de aviação nos Estados Unidos.

“Nossa meta é estabelecer o fornecimento de combustíveis sustentáveis no sudeste dos Estados Unidos. É uma oportunidade para trabalharmos de perto com agentes locais para aumentar a escala de produção e comercialização de combustíveis de aviação sustentáveis na região”, diz Frederic Eychenne, Diretor de Novas Energias da Airbus.

O setor aeronáutico busca medidas de reduzir as taxas de emissão de poluentes, que agora apresentam em muitos países um custo extra, exigindo a compra de certificados de carbono.

“O setor de aviação comercial tem metas ambiciosas para a redução de emissões, algo que, em um setor em franco crescimento, só é possível com a participação da cadeia inteira. Estamos trabalhando de perto com companhias aéreas e fabricantes de aeronaves, como a Airbus, para liderar essa onda de mudanças por meio do incentivo ao uso de combustíveis de aviação alternativos e sustentáveis e garantindo seu fornecimento”, disse Matt Elliott, Chief Commercial Officer da Air BP.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 20/09/2018, às 15h00 - Atualizado às 16h25


Mais Notícias