AERO Magazine
Busca

Made in America

Airbus entrega primeiro A220 produzidos nos EUA

Fabricante europeu amplia sua presença industrial no mercado norte-americano


Delta Air Lines foi a primeira empresa a receber o A220 produzido nos Estados Unidos

A Airbus entregou o primeiro A220 montado nos Estados Unidos. A cerimônia ocorreu na planta industrial da Airbus em Mobile, no Alabama, onde também são produzidos aviões da família A320.

A montagem do A220 nos Estados Unidos marca um importante passo para o fabricante europeu e seu programa de aviões regionais, que tem na aviação norte-americana o seu principal e maior mercado.

A Airbus ampliou sua presença nos Estados Unidos com a instalação de uma linha de montagem final para a família A320, tornando o modelo beneficiário de incentivos fiscais e ampliando também as vantagens competitivas de mercado. Em meados de janeiro do ano passado a Airbus iniciou a construção de uma linha de montagem para os jatos regionais A220.

As estruturas primárias dos A220 são produzidas em Mirabel, no Canadá, depois enviadas para o Alabama, onde é realizada a montagem do avião final. Atualmente aproximadamente 400 funcionários estão envolvidos na produção do A220 nos Estados Unidos, além das equipes canadenses que são responsáveis pela montagem primária.

“A entrega do primeiro A220-300 fabricado nos Estados Unidos é um momento histórico que destaca a crescente pegada industrial da Airbus na América do Norte e nos deixa extremamente orgulhosos”, disse C. Jeffrey Knittel, presidente e CEO da Airbus Americas.

O primeiro A220 ‘made in America’ foi entregue para a Delta Air Lines, o maior cliente dos aviões regionais europeus, com um total de 95 aeronaves encomendadas. Atualmente é a primeira companhia nas Américas a voar com as séries A220-100 e A220-300.

Até o final de setembro de 2020, exatos 123 aeronaves da família A220 estavam em serviço nas Américas, Ásia, Europa e África, ampliando a participação da Airbus no segmento de jatos regionais entre 100 e 160 assentos.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 23/10/2020, às 15h00 - Atualizado às 15h12


Mais Notícias