AERO Magazine
Busca

Multimissão

Airbus avança no desenvolvimento da versão militar do H160

Helicóptero comum será empregado pelas três forças armadas francesas e terá plataforma modular


H160M Guépard poderá realizar um amplo leque de missões dentro dos requisitos das três forças armadas da França

A Airbus Helicopters e a Diretoria Geral de Armamentos da França (DGA) iniciaram uma nova bateria de estudos de desenvolvimento da versão militar do H160, designado como H160M Guépard. A intenção é viabilizar o ecossistema de suporte no âmbito do programa helicóptero leve comum para as forças armadas (Hélicoptère Interarmées Léger).

A Airbus trabalha com os militares no pré-desenvolvimento do Guépard focando na definição da configuração ideal para oferecer suporte à frota de H160M para as três forças armadas. A Airbus Helicopters, a Safran Helicopter Engines e a DGA trabalharão em conjunto para maximizar a taxa de disponibilidade dos helicópteros, além de otimizar o custo do suporte à frota.

LEIA TAMBÉM

O H160M foi projetado para ser um helicóptero modular, permitindo que através de uma única plataforma seja possível realizar missões que vão desde a infiltração de forças especiais à interceptação aérea, apoio a incêndios e combates navais, a fim de atender às necessidades tanto do exército, da marinha e da força aérea no âmbito do programa HIL.

A expectativa é que as primeiras entregas para as forças armadas francesas ocorram em meados de 2026.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/02/2020, às 07h00


Mais Notícias