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Aeroporto Schiphol escolhe nova plataforma da SITA

Contrato de 5 anos inclui novas tecnologias para passageiros e empresas


O Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, anunciou que escolheu a SITA como provedora de TI por mais cinco anos. O Schiphol CLUB (CUTE Local User Board), associação que representa os usuários de tecnologias de uso comum do aeroporto, assinou um contrato para a implementação da AirportConnect Open. Implantado em um ambiente virtual, a nova plataforma de processamento de passageiros da SITA irá proporcionar uma viagem eficiente para 52 milhões de passageiros que circulam por ano pelo aeroporto, segundo a entidade.

Com a experiência da SITA no chamado NFC (comunicação de campos próximo, na sigla em inglês), Schiphol também se torna o primeiro aeroporto da Europa “à prova do futuro” e seus passageiros serão processados a partir da conexão com a nova tecnologia. Com os smartphones habilitados para NFC, os passageiros poderão passar de forma rápida e fácil por um portão de embarque especial no aeroporto com um simples toque no seu telefone. O portão lerá automaticamente os cartões de embarque, mesmo que os telefones dos passageiros estejam desligados ou sem bateria. Este mesmo equipamento NFC também lerá o tradicional cartão de embarque de duas dimensões utilizado atualmente.

A AirportConnect Open permite que companhias aéreas, seus manipuladores e o aeroporto acessem seus respectivos aplicativos de TI em tempo real no equipamento compartilhado. A solução também permite que qualquer companhia aérea utilize o balcão, agentes ou quiosque de autoatendimento para a realização do check-in e os portões para embarque e despacho de bagagens dos passageiros. As soluções permitem, ainda, que as companhias aéreas operem, sem interferências, em qualquer estação de trabalho ou portão de embarque em todo o aeroporto, o que melhora o ambiente operacional e os serviços. O contrato de renovação do AirportConnect Open do Schiphol CLUB abrange a implementação de cerca de 700 posições nos balcões de check-in para transferências e reivindicações e 90 quiosques de autoatendimento de uso comum, que os passageiros podem usar para fazer o check-in.

Redação
Publicado em 10/02/2014, às 15h40


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